Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ideia é que segurança do usuário seja levada mais em conta. Mais estações também devem ser abertas

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

A Prefeitura de São Paulo publicou no dia 13 de abril, no Diário Oficial, o termo de referência para a renovação do sistema de bicicletas públicas da cidade. O processo pretende unificar os dois sistemas existentes (BikeSampa e CicloSampa), melhorar a qualidade do serviço e ampliar a área de abrangência, em todas as regiões da maior cidade do Brasil.

O texto publicado na página 74 do Diário Oficial trata do Processo Administrativo 2015-0.121.905-3 e tem como objeto o “Recebimento de propostas para celebração de Termo de Cooperação, visando a implantação, operação e manutenção de Sistema Público de Bicicletas Compartilhadas na Cidade de São Paulo, através de estações de autoatendimento, ofertando alternativa de transporte sustentável à população, em consonância com o planejamento cicloviário do Município, de acordo com as especificações e demais disposições constantes do Edital e seus Anexos”.

O prazo para entrega de propostas vai até o dia 12 de junho.

Dados monitorados

O objetivo, a longo prazo, até 2024, é ter bicicletas compartilhadas em toda a cidade, integradas com o transporte público municipal e também com o transporte metropolitano, permitindo, por exemplo, a instalação de estações de bicicletas dentro das estações do metrô. “A negociação com o governo do Estado já está bem avançada, mas decidimos fazer antes os ajustes no sistema para dar sequência ao projeto com a Companhia do Metrô”, explicou a arquiteta Suzana Nogueira, coordenadora de Planejamento Cicloviário da CET, ao portal Mobilize.

O projeto de renovação inclui, por exemplo, a exigência de que as bicicletas tenham iluminação LED para sinalização de segurança, tal como nos sistemas existentes em outros países. Por fim, a prefeitura deseja que as informações sobre o uso do sistema, como o tipo de usuário, ou os itinerários realizados, possam ser monitorados para o planejamento de futuras ações.

“Os dois modelos que já estão em São Paulo mostraram que a cidade acolheu bem e precisa de um sistema de bikes públicas, principalmente como um modo complementar aos grandes sistemas de mobilidade”, concluiu Suzana Nogueira.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais