Em ato global, pais trocam fralda descartável por modelo ecológico

eCycle

O uso das fraldas de pano ganha seu lugar pelo movimento The Great Cloth Diaper Change

O The Great Cloth Diaper Change, que em uma tradução literal seria "A grande troca de fraldas de pano" é, na verdade, um movimento que reúne pessoas com o interesse de apoiar o uso das fraldas que tenham uma pegada ecológica. A iniciativa já abrange 23 países em todo o mundo e consiste em realizar trocas de fraldas sustentáveis em bebês, de forma simultânea em todas as localidades participantes. O evento global teve representação no Brasil, no último sábado, 26 de abril, na região da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. Lá, 29 bebês tiveram suas fraldas descartáveis trocadas pelas sustentáveis. A ideia é chamar atenção para o impacto ambiental que as descartáveis causam no meio ambiente.

O Brasil participa desde o primeiro ano (2011), com a empresa Efral Fraldas Ecológicas como organizadora. Mas foi apenas em 2014 que conseguiu se qualificar para o Guiness Book Records por ter alcançado o número mínimo de 25 bebês na troca coletiva. A quebra de recorde de 2014 ainda está sendo calculada, mas o último registro, de 2013, considera o evento, juntando todas as localidades em que ocorreu, como a maior troca de fraldas de pano ao mesmo tempo, com o número de 8.301 bebês trocados.

O dano das fraldas descartáveis para o meio ambiente é intenso, já que são utilizados recursos como celulose extraída das árvores e petróleo para produzir o item, sem contar contaminação de rios e lençóis freáticos devido a subprodutos do processo de produção e a enorme quantidade de lixo que as fraldas descartáveis usadas geram, pois ainda não são recicláveis (estima-se que, em um ano, uma única criança seja responsável pelo uso de 130 quilos de plástico, contando também as embalagens, além de algo entre 200 a 400 quilos de pasta de papel). E o pior é que as fraldas descartáveis, que já ocupam cerca de 2% dos lixões e aterros sanitários mundo afora, podem demorar cerca de 500 anos para se degradarem (veja mais aqui). É por isso que The Great Cloth Diaper Change ocorre em uma data próxima à comemoração do Dia da Terra, em 22 de abril, de modo a alertar e conscientizar as pessoas de elas têm sim uma alternativa moderna e mais ambientalmente amigável para esse problema.

Uma fralda de pano também traz efeito para o bolso do consumidor. Se um bebê gasta cerca de três mil fraldas ao longo do período em que necessita do acessório, já é possível imaginar o prejuízo. Enquanto isso, as fraldas de pano são reutilizáveis e pode ser ajustar ao crescimento do bebê. Veja algumas opções aqui. 

Apesar da popularização, a utilização das fraldas de pano ainda gira em torno de 10% do total, pois há restrições dos consumidores com relação à higienização e à falta de praticidade. Apesar de não serem ecológicas por completo, por necessitarem de água e energia para a reutilização, impactam de forma bem menor o meio ambiente.

Para saber mais sobre o evento citado, clique aqui; e para conhecer modelos de fraldas ecológicas, clique aqui. Confira um vídeo que fala sobre as fraldas de pano modernas:

Assista ao vídeo:

Veja também:
-Fralda descartável é reciclável?
-Dicas para fazer a vida do seu bebê mais sustentável 
-Faça você mesmo: lenços umedecidos caseiros 
-Fábrica transforma fraldas em telhas e madeira sintética 
-Fralda de pano Primavera 


 

Comentários  

 
0 #1 2014-05-06 01:01
Adorei a matéria !
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail