Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O multiverso é uma teoria que tem ganhado espaço na cultura popular, mas ele existe mesmo?

O multiverso é uma teoria científica que defende a ideia de que existe mais de um universo, além desse em que o planeta Terra existe. Se você olhar para o céu de noite, a olho nú, vai conseguir observar estrelas, planetas e outros diversos corpos celestes, em um raio de aproximadamente 13,8 bilhões de anos luz, que formam o universo em que vivemos, mas será que é só isso que existe lá fora?

Alguns cientistas não defendem a teoria dos múltiplos universos por causa de sua imaginação fértil ou as obras de ficção científica voltadas para esse tema. Na verdade, o que leva esses especialistas a especularem algo assim é o fato de que tudo no universo funciona de maneira perfeita para a manutenção e o surgimento da vida.

metaverso
Entenda o que é o metaverso e como ele funciona

Esse fator pode não parecer muito questionável, afinal, por que duvidar das engrenagens que estão funcionando? Mas o ponto desses pesquisadores faz um pouco de sentido. Isso porque para que o universo funcione com tanta excelência na manutenção da vida, ele teria que ter várias outras versões testes, onde sua funcionalidade não foi completamente aprimorada, ou quem sabe, são melhores que o universo em que a Terra está. 

Cosmologia inflacionária

Porém, esse não é o único pensamento que leva os cientistas a acreditarem em outros universos, a cosmologia inflacionária é outra teoria que fundamenta os multiversos. Segundo essa hipótese, momentos depois do Big Bang -– explosão que causou a formação do universo —  a matéria continuou se expandindo muito rapidamente e exponencialmente, coisa de segundos.

Logo, o universo deixou de ser um grão, tão pequeno quanto um átomo, e se tornou a coisa grandiosa que é atualmente. Apesar da inflação ter terminado aproximadamente 14 bilhões de anos atrás, estudiosos defendem que esse fenômeno não acontece ao mesmo tempo e da mesma forma em todos os lugares. Ou seja, enquanto o universo ainda estava inflando, ele se alterava de maneiras diferentes em pontos distintos.

Essa característica da cosmologia inflacionária poderia então apontar que o mesmo pode ter acontecido com supostos universos alternativos. Desta forma, a teoria do multiverso defende que em algum lugar, o mesmo evento pode ter ocorrido com outro grão espacial, que explodiu e inflacionou até virar um universo completamente independente e diferente do que o sistema solar se encontra.

Além disso, a interpretação também defende que partes do universo podem ter se desprendido graças à cosmologia inflacionária, e se transformado em outros universos independentes. 

sistema-solar
Tudo o que você precisa saber sobre o Sistema Solar

Interpretação dos muitos-mundos da mecânica quântica

Proposta pelo físico Hugh Everett, em 1957, a interpretação enxerga a teoria do multiverso de maneira matemática. O físico prevê linhas de tempo ramificadas, chamadas de realidades alternativas, onde as decisões que são praticadas nesse universo, se desenrolam de formas diferentes nos diversos universos que existem.

Essa hipótese se encaixa dentro da ideologia de que para que o universo funcione tão bem em nossa realidade, é preciso existir outras onde ele não funciona com tanta excelência. Para a interpretação de muitos-mundos, existem Terras Paralelas, onde os seres humanos existem mas têm vivências diferentes devido a tomada de decisões divergentes. 

Acredita-se que nessa teoria, todas essas Terras existem sobrepostas em dimensões que as pessoas não podem acessar. Não poder observar ou visitar essas realidades se explicaria pelo fato de que a ciência humana ainda não conseguiu entender alguns fenômenos espaciais, como as constantes físicas ou a matéria escura, e desenvolver a tecnologia necessária. 

Mas o multiverso existe?

Não é possível saber no momento. O multiverso ainda é só uma teoria, por mais legal que sejam os filmes da Marvel sobre super-heróis viajando por ele. A ciência tem tentado achar evidências sobre esses universos procurando por provas físicas no espaço, mas até o momento não tem encontrado nada.

Outro fenômeno espacial que está sendo estudado com intuito de comprovar a teoria do multiverso é o buraco negro. Muitos estudiosos famosos, incluindo Albert Einstein, acreditavam que esses buracos poderiam significar que o espaço vai muito além do nosso universo. Isso porque se, hipoteticamente, algumas partes dele se dividissem para formar outros universos, então eles deixariam “bolha” para trás, que consequentemente se transformariam em “buracos negros”. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais