Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Tenha os devidos cuidados na hora do consumo, do uso e do descarte de seus tênis

Sempre falamos em reciclagem, mas a consciência começa antes do consumo. No caso dos tênis, os médicos recomendam um alto cuidado na hora da escolha, levando em conta, além das questões ambientais, experiências passadas, problemas correntes, as necessidades do usuário e para qual fim ele será utilizado. Segundo a American Academy of Podiatric Sports Medicine (Academia Americana de Medicina em Podiatria Esportiva), a vida útil de um tênis de corrida varia dentre o percurso de 563 a 885 quilômetros.

Se a decisão for por se exercitar, ao comprar um novo tênis, procure por aquele que seja capaz de suprir integralmente as suas necessidades, para que tenha certeza de que será o melhor investimento para seu dinheiro, evitando mais um descarte precoce desnecessário, ou seja, jogá-lo fora sem que tenha sido usado até o limite de sua vida útil. Para isso, fique ligado nas dicas de nosso “passo a passo” para entender como escolher um tênis de corrida.

Saúde

Antes de mais nada, quem quer começar a correr deve fazer exames médicos para avaliar sua saúde física. O principal é ir a um cardiologista e ver se você pode correr.

Pisada

Se a busca for por uma pegada mais leve, não desconsidere a possibilidade de aproveitar seu tênis até o fim da vida útil deste. Por isso é importante buscar um modelo que seja o mais adequado ao seu pé. Então verifique qual dos três tipos de pisada é a sua: Pronada, Neutra ou Supinada.

Pé

Pronada

Quando o corredor tem a pisada para “dentro”. Este tipo de pisada força a parte interna dos pés. No teste do jornal, o pé deixa uma marca plana, praticamente sem cavidade. Quem tem esta pisada costuma ter os sapatos com a sola mais desgastada na parte de dentro. Recomenda-se os tênis mais rígidos para pessoas com pisada pronada acentuada, os modelos são mais pesados e apresentam solado plano.

Neutra

Pisada normal de quem encosta toda a planta do pé de uma vez no chão sem torcer o tornozelo. É a pisada considerada equilibrada. O desgaste nas solas dos sapatos de quem pisa assim é equilibrado.

Supinada

É o “contrário” da pisada pronada; nesse tipo de pisada, o corredor tem toda a parte externa do pé tocando o solo e raramente usa o dedão do pé como base para o próximo passo. A parte externa dos pés é que fica sobrecarregada neste tipo de pisada. A marca que o pé deixa no teste do jornal mostra uma grande curvatura. As solas dos sapatos de quem pisa assim costumam apresentar maior desgaste na parte externa. Neste caso são indicados tênis com sistemas avançados de amortecimento, pois os pés costumam ser mais rígidos, com isso necessitam de amortecedores poderosos.

Há algumas lojas que fazem o teste. Provavelmente deve haver alguma na sua cidade também, é só procurar e saber quais as opções de modelo para o seu caso.

Na hora da compra

  • Experimente os tênis esportivos no final do dia ou depois de malhar, quando seus pés estão mais inchados.
  • Prove os calçados com meias apropriadas, preferencialmente com aquelas que você irá usar enquanto estiver praticando esportes.
  • Já com os pés dentro do tênis, tenha certeza de que você consegue mexer facilmente os dedos quando estiver usando o calçado.
  • Ande um pouco ou até mesmo corra alguns passos na loja enquanto estiver experimentando os tênis.
  • Aperte os cordões do tênis quando for experimentá-lo. Comece pela ponta e ajuste uniformemente.
  • Tenha em mente que o calcanhar deve caber firmemente dentro do tênis, sem escapar.
  • Se você pratica uma atividade física específica pelo menos três vezes por semana, escolha um par de tênis que seja específico para esse esporte.

Uma vez adquirido seu tênis novo, não o utilize para uma longa corrida logo de cara, pois certamente você ficará com pés machucados. Comece de leve, e assim que o seu tênis novo estiver mais amortecido, você poderá fazer passeios mais longos com ele.

Ao consumir, prolongue a vida útil

Para que os seus calçados tenham maior durabilidade, aqui vão algumas dicas da Green life: use seus tênis de corrida apenas na hora do exercício, seja cuidadoso com eles e deixe-os secar naturalmente (sem contato direto com calor), guarde-os em locais frescos e secos, e nunca os coloque na máquina de lavar. Mas mesmo com todos esses cuidados na hora da compra e no seu uso, uma hora eles devem ser descartados.

Na hora do adeus

Antes de descartar um tênis, certifique-se de que ele já passou de seu tempo de uso e está realmente na hora de dar uma passada na loja para obter um novo. É importante notar o desgaste da sola, a estabilidade e o conforto. Se você observar que tem algum tênis que não usa e ainda preserva condições de uso, doação neles. Os tênis têm prazo de validade, com o tempo ocorre a degradação das propriedades dos materiais. No final das contas, colocá-los no lixo? Não! Mande para a reciclagem.

Em 2012, a Adidas lançou a campanha Pegada Sustentável com a proposta de coletar os tênis em suas lojas e enviá-los para a reciclagem (para saber mais clique aqui).

Não vale para o Brasil, mas é sempre legal sabermos o que rola por aí. Nos Estados Unidos, a Nike criou a campanha “Reuse a shoe”, propondo a coleta dos tênis em suas lojas, para transformá-los em um material chamado Nike Grind, utilizado em pistas de corrida, quadras e campos com grama artificial. Assim, os tênis reciclados continuam em sua área: o esporte. Curta o vídeo (em inglês):

O Instituto Cia. Athletica, associado à rede de academias presente em diversas capitais do país, também teve a iniciativa de recolher os tênis de corrida de seus alunos nas academias de sua rede e redistribuí-los em comunidades carentes e doá-los para pessoas com problemas cardíacos em recuperação que necessitavam fazer exercícios físicos.

Do consumo até o descarte, é preciso agir com consciência. Então compre o necessário e saiba escolher bem para não descartar vários pares de tênis; e, quando ele já estiver no fim de sua vida útil, procure postos de coleta, assim você contribui cada vez mais para a construção de uma sociedade sustentável.



Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais