Reciclagem de aço no Nordeste beneficia milhares de pessoas

eCycle


Projeto Reciclaço completa dez anos e é uma das pioneiras do ramo

Em 2002, a Metalic Nordeste, do grupo CSN, inaugurou o projeto Reciclaço, que visa coletar e reciclar latas de aço que a própria Metalic produzia. Em 2010, 153 mil toneladas de latinhas já haviam sido recicladas pelo projeto.

No ano passado, após um longo processo de avaliação, foram calculados que 85,4% das latas de aço fabricadas no estado do Ceará foram direcionadas à fábrica em questão para reciclagem. A Metalic é a única empresa da América Latina que trabalha com a reciclagem desse tipo de produto, além disso, o Reciclaço beneficia cerca de 45 mil moradores da região.

Mais de 23 mil toneladas de latinhas de aço foram produzidas em 2011. Desse número, 85,4% dos recipientes foram mandadas para reciclagem. Porém existe uma margem de erro, visto que parte dos 15,6% que não teve destino correto foi jogada em lixos comuns, utilizada em artesanatos e outras atividades.

Na região Nordeste, 25% das latas fabricadas são feitas de aço.

O parque industrial da Metalic é restrito apenas a funcionários, pois é composto por um labirinto feito de torres de latinhas que podem desmoronar a qualquer movimento muito brusco. O depósito tem capacidade para 938 milhões de latas por ano.

O aço reciclado é componente essencial para a fabricação do novo aço, segundo a Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço). Nas últimas décadas, a emissão de CO2 foi reduzida em até 50% no processo de reciclagem do aço. O consumo de energia primária também decresceu em 40%.

Cempre

Segundo o censo do Compromisso Empresarial de Reciclagem (Cempre) de 2010, foram produzidas 33,3 milhões de toneladas de aço em seu estado bruto no Brasil. Desse número, 604 mil toneladas foram destinadas a embalagens. 10,2 milhões de peças de sucata foram utilizadas na produção de aço novo, o que equivale a 30,6% do que é produzido no país.

O aço é o material mais reciclado no planeta. 424 milhões de toneladas foram recicladas e reaproveitadas em 2010 ao redor do mundo. No Brasil, segundo o Cempre, 3,67 quilos de aço são consumidos por habitante anualmente.

Veja também:
-Mesmo com volta de sacolinhas, consumidores mantêm novos hábitos


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail