Bee Home ajuda a planejar e montar casas para abelhas solitárias

eCycle

Projeto desenvolvido em parceria com a loja Ikea permite que pessoas criem o design e construam casinhas para acolher abelhas solitárias

Bee Home
Imagem: Bee Home/Divulgação

As abelhas já serviram como fonte de inspiração para algumas construções humanas como hotéis cápsula no Japão, anúncios como o do "menor McDonald's do mundo" e até um hotel inspirado em um filme de Wes Anderson só para as abelhas. Porém, as abelhas são uma espécie seriamente ameaçada e também é preciso que nós, humanos, façamos mais do que campanhas por elas.

Pensando nisso, a loja de móveis e utilidades Ikea lançou este mês uma casa para abelhas que as pessoas podem ter em casa, ajudando esses bichinhos a ganharem um novo lar. A loja se uniu a seu laboratório de pesquisa e design SPACE10, ao estúdio de design com foco em tecnologia Bakken & Bæck e à designer industrial Tanita Klein para usar a experiência na fabricação de produtos caseiros em massa como algo benéfico para as abelhas solitárias. O resultado foi a Bee Home, uma iniciativa destinada a dar às abelhas solitárias "o lar que elas merecem" para compensar as habitações que os seres humanos destruíram.

Segundo o site Bee Home, as abelhas solitárias (que vivem sozinhas e não foram colônias, mas costumam morar umas perto das outras) são responsáveis ​​pelo cultivo de "um terço da oferta mundial de alimentos", uma vez que quase 90% das plantas com flores do mundo dependem da polinização.

Essas abelhas tem um ciclo de vida curto, mas são vitais para a vida no planeta Terra. Esta espécie é amigável e confiável para viver inclusive perto de crianças e animais de estimação, e só picará se for pisada.

Como as abelhas solitárias são inofensivos, os interessados na Bee Home podem ficar tranquilos ao instalar essas simpáticas casinhas em suas propriedades. O projeto Bee Home encoraja a todos a receber novos vizinhos voadores, facilitando o design e a construção de casas de abelhas gratuitamente.

No site da Bee Home é possível brincar de arquiteto e montar sua própria comunidade para abelhas solitárias, selecionando um estilo de moradia, alterando sua altura e aumentando ou diminuindo o número de andares do edifício. Você pode fazer o download dos arquivos de design e enviá-los a um marceneiro ou fabricante próximo para criar a estrutura para você.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×