Chucrute: benefícios e como fazer

O chucrute é um alimento fermentado probiótico que contém apenas repolho e sal. Mas, no Brasil, muita gente acha que ele é um tipo de linguiça alemã.

Repolho: propriedades e benefícios para a saúde

Ele é muito benéfico para a saúde e pode ser feito em casa. Apesar de associarmos o chucrute à cultura alemã, alguns estudos afirmam que o consumo de repolho fermentado começou na China, há mais de 2 mil anos. Naquela época, a fermentação era um dos métodos usados ​​para evitar que os alimentos estragassem rapidamente.

Alimentos fermentados fazem bem para a saúde?

Valor nutricional do chucrute

Cada 142 gramas contém:

  • Calorias: 27
  • Gordura: 0 gramas
  • Carboidratos: 7 gramas
  • Fibra: 4 gramas
  • Proteína: 1 grama
  • Sódio: 39% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
  • Vitamina C: 35% da IDR
  • Vitamina K: 23% da IDR
  • Ferro: 12% da IDR
  • Manganês: 11% da IDR
  • Vitamina B6: 9% da IDR
  • Folato: 9% da IDR
  • Cobre: 7% da IDR
  • Potássio: 7% da IDR

Fermentação do chucrute

O processo de fermentação do chucrute é o que o diferencia do repolho cru ou cozido, pois o transforma em um alimento probiótico. Tudo isso se deve à ação dos micro-organismos. Embora as pessoas frequentemente pensem em bactérias como “germes” prejudiciais, muitos micro-organismos são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Os probióticos ajudam a digerir os alimentos, destruir micro-organismos causadores de doenças e produzir vitaminas.

Alimentos ricos em vitamina C

Os micro-organismos do repolho começam o processo de fermentação digerindo os açúcares naturais e convertendo-os em dióxido de carbono e ácidos orgânicos. Isso torna o repolho (já no formato de chucrute) mais digerível pelo organismo humano. Logo, aumentando a capacidade do intestino absorver as vitaminas e minerais.

Benefícios do chucrute

O intestino é composto por mais de 100 trilhões de micro-organismos, o que representa cerca de dez vezes o número total de células do corpo inteiro. Os micro-organismos presentes no chucrute atuam na linha de defesa contra toxinas e bactérias nocivas. Assim, melhorando a digestão e a saúde em geral.

Mais da metade do nosso corpo não é humano

Isso melhora o equilíbrio bacteriano do intestino depois de ter sido perturbado pelo uso de antibióticos. Os alimentos probióticos ainda ajudam a reduzir gases intestinais, inchaço, constipação e os sintomas da doença de Crohn e da colite ulcerativa.

Como a maioria dos outros alimentos fermentados, o chucrute também contém uma variedade de enzimas, que ajudam a decompor os nutrientes em moléculas menores e mais facilmente digeríveis.

Remédio para gases: 16 dicas e receitas naturais

Como a maioria dos outros alimentos fermentados, o chucrute também contém uma variedade de enzimas, que ajudam a decompor os nutrientes em moléculas menores e mais facilmente digeríveis.

Ajuda na imunidade

Cerca de 70% das células do sistema imunológico vivem no intestino. Isso significa que manter a saúde do intestino em dia é um pré-requisito para ficar longe de doenças, prevenir o crescimento de bactérias prejudiciais e aumentar a produção de anticorpos naturais.

Além disso, o consumo regular de alimentos ricos em probióticos, como o chucrute, pode reduzir o risco de infecções, como resfriados. Se você ficar doente, o consumo regular de alimentos ricos em probióticos pode te ajudar a se recuperar mais rápido e reduzir sua chance de precisar de antibióticos em cerca de 33%.

Além de ser uma rica fonte de probióticos, o chucrute é rico em vitamina C e ferro, duas substâncias que contribuem enormemente para a manutenção do sistema imunológico.

O que são probióticos? Entenda seus benefícios
Probióticos para diarreia: tipos e benefícios

Manutenção do peso

Consumir chucrute com regularidade pode ajudar a evitar o ganho de peso. Isso porque, o repolho do qual o chucrute é feito é rico em fibras e pobre em calorias. Dessa forma, o organismo fica saciado com ingestão de poucas calorias.Além de evitar o ganho de peso, aparentemente, o chucrute ajuda a emagrecer. Apesar de não se saber bem os motivos, alguns estudos mostraram que o chucrute reduz a quantidade de gordura do corpo.

21 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde

Melhora o humor

O humor pode afetar o que comemos, mas o inverso também é verdade. Estudos mostraram que o tipo de bactéria presente no intestino pode ter a capacidade de enviar mensagens para o cérebro, influenciando a maneira como ele funciona e percebe o mundo.

Os probióticos como o chucrute contribuem para a criação de uma flora intestinal saudável. Também ajudam a reduzir o estresse, melhoram a memória e os sintomas de ansiedade, depressão, autismo e até transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Por aumentar a absorção de magnésio e zinco, ele é ótimo para a saúde cerebral.

Entretanto, é preciso ficar atento, pois alguns compostos do chucrute podem interagir com inibidores da monoamina oxidase (IMAOs). Eles são um tipo de medicamento prescrito para tratar depressão, transtornos de ansiedade e mal de Parkinson.

Magnésio: o que é e para que serve?
Cloreto de magnésio: o que é e para que serve?

Rico em antioxidantes

O repolho, o principal ingrediente do chucrute, contém antioxidantes e outros compostos vegetais benéficos. Quando ingeridos, eles podem ajudar a reduzir o risco de certos tipos de câncer.

Pesquisadores acreditam que esses compostos podem ajudar a reduzir danos no DNA, prevenir mutações celulares e bloquear o crescimento excessivo de células que normalmente levam ao desenvolvimento de tumores.

O processo de fermentação do repolho também pode criar compostos específicos que ajudam a destruir as células pré-cancerosas. Dois estudos mostraram que o suco de repolho e chucrute pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do câncer. 

Em outro estudo, pesquisadores observaram que as mulheres que comiam repolho e chucrute desde a adolescência até a idade adulta tinham um risco reduzido de câncer de mama. Aquelas consumiam mais de três porções por semana tinham um risco 72% menor de câncer de mama do que aquelas que comiam menos de 1,5 porções por semana.

Previne problemas cardíacos

Além disso, o chucrute é uma das fontes vegetais raras de menaquinona, mais comumente conhecida como vitamina K2. Acredita-se que a vitamina K2 ajuda a reduzir as doenças cardíacas evitando que os depósitos de cálcio se acumulem nas artérias.

Em um estudo, a ingestão regular de alimentos ricos em vitamina K2 foi associada a um risco 57% menor de morte por doença cardíaca. Em um outro estudo, mulheres reduziram seu risco de doença cardíaca em 9% para cada 10 mcg de vitamina K2 consumida por dia. Para se ter uma ideia, uma xícara de chucrute contém cerca de 6,6 mcg de vitamina K2.

Menopausa: sintomas, efeitos e causas

Da mesma forma, vários outros estudos relataram que a ingestão de suplementos de vitamina K2 reduziu o risco de fraturas da coluna vertebral, quadril e não-vertebral em 60-81%. No entanto, alguns desses estudos usaram suplementos para fornecer doses muito altas de vitamina K2. Assim, não se sabe se a vitamina K2 que você obteria comendo apenas chucrute forneceria os mesmos benefícios.

Como fazer chucrute

Ingredientes

  • 1 repolho verde (também chamado de repolho branco) ou repolho roxo médio (de preferência orgânico)
  • 1 colher de sopa rasa de sal não iodado
  • 2 dentes de alho em pedaços (opcional)

Modo de preparo

Reserve um pote de vidro de 500 gramas para manter o chucrute; uma tábua; um amassador; uma faca e uma bacia ou tigela para espremer o repolho. Dê uma lavada rápida com vinagre em todos utensílios que você vai usar. Esse processo evita a contaminação por micro-organismos indesejados. Não lave-os com água depois de passar o vinagre.

Aprenda como fazer vinagre de maçã

Descarte as primeiras folhas externas do repolho e, se puder, leve para a compostagem. Retire a segunda camada de folhas externas e reserve. Em seguida, corte todo o repolho em tiras bem finas (com a faca e a tábua já lavadas com vinagre). 

Depois de ter cortado em tiras, esprema o repolho na bacia com a mão e espalhe bem o sal e o alho. Depois desse passo, vá colocando o repolho aos poucos no pote de vidro.  Esprema bem com o amassador, até que ele soltar água.

A cada porção de repolho colocada no pote de vidro, amasse bem, até que, depois de passar toda a quantidade de repolho para o pote, ele esteja completamente coberto pela água que liberou.

Coloque as folhas que você reservou de modo que elas impeçam o contato do conteúdo do pote com o ar externo. Tampe o vidro de modo levemente frouxo para que os gases da fermentação possam sair. Deixe-o de três dias a uma semana fora da geladeira em temperatura ambiente. Quanto mais quente a temperatura, mais rápida será a fermentação.

Não consuma de forma alguma seu chucrute se ele tiver uma aparência escura ou crescimento de bolor.

Como comprar chucrute?

O chucrute pode ser encontrado em mercados comuns. Mas procure evitar as versões pasteurizadas, pois esse processo mata os probióticos. Variedades refrigeradas são menos propensas a serem pasteurizadas, mas verifique o rótulo para ter certeza. Evite também aqueles que contêm conservantes, o que pode diminuir a contagem de probióticos.

Evite açúcares adicionados. O chucrute só deve conter dois ingredientes básicos: repolho e sal. Algumas variedades também podem adicionar vegetais extras, mas evite aqueles que adicionam açúcar ou qualquer outra coisa à mistura. Para ter certeza de obter todos os benefícios do chucrute, faça você mesmo.

Vídeo do canal Allrecipes Brasil

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais