Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Voltada para a educação básica, obra organizada por professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP tem propostas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular

Por Jornal da USP Um jogo para identificar possíveis criadouros para escorpiões, debates sobre desastres ambientais e orientações para implantação de um jardim pedagógico no ambiente escolar: esses são alguns dos recursos do livro Vamos investigar? Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologiaspublicação voltada a professores e estudantes da educação básica que está disponível para download gratuito neste link.

“Coloque-se em movimento e leve amor por onde passar” é um livro cheio de insights inspiradores

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Preencha todas as páginas, até não restar espaço em branco. Reflita sobre su…

Resultado de um amplo trabalho de pesquisa, o livro reúne práticas inéditas e outras já conhecidas que foram adaptadas e testadas em um contexto real de ensino nas áreas de ciências da natureza. A obra foi editada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e organizada pela professora Taitiâny Kárita Bonzanini, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, com a participação de alunos de licenciatura da Universidade e uma mestranda.

A ideia surgiu, segundo a organizadora, da necessidade de materiais que proporcionem um ensino mais dinâmico e contextualizado. “Entendemos que as produções acadêmicas precisam ser divulgadas e utilizadas pela sociedade, principalmente quando têm relação direta com a melhoria da qualidade educacional. Assim, o livro foi organizado para que as atividades didáticas possam ser compartilhadas e constituam um material para orientar práticas educativas”, afirmou.

Um dos diferenciais da obra, segundo a professora, está em trazer propostas em consonância com o novo documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prioriza o trabalho por áreas de conhecimento. “A Biologia, a Química e a Física, por exemplo, são componentes curriculares que podem ser abordados pelas atividades apresentadas no livro”, disse Taitiâny. A publicação terá 200 exemplares físicos distribuídos gratuitamente para escolas públicas de Piracicaba e cidades próximas.
.

Páginas do livro com atividades sobre ciências da natureza – Foto: Reprodução/Esalq

.

Capa do livro – Foto: Divulgação/Esalq

Ela também destaca a preocupação de contemplar a educação inclusiva em todo processo: além de ser escrito em linguagem simples e acessível, o livro reúne sugestões de materiais de baixo custo, permitindo que as práticas sejam aplicadas em diferentes realidades. O livro também conta com ilustrações assinadas pela ex-aluna e professora Thamires de Oliveira Brito, falecida no último dia 23 de outubro.

“Dora: na prática do Aqui e Agora” é um livro infantil surpreendente

Escrito por Ana Corazza e publicado pela Editora Voo, o livro Dora é um convite à observação.

A obra foi viabilizada com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP, por meio de projeto financiado em parceria com o Banco Santander em 2020. Estudantes que participavam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) foram envolvidos na produção e aplicação de atividades didáticas junto a alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Antonio de Mello Cotrim, localizada no bairro Pauliceia, em Piracicaba.

Para baixar o livro clique aqui. Outras informações pelo e-mail livros@fealq.org.br.

Clique no player e confira no vídeo abaixo as principais contribuições do livro Vamos investigar? Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Texto adaptado de Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais