O que é glicose?

eCycle

Glicose é um dos carboidratos mais importantes para o perfeito funcionamento do organismo

glicose
Imagem de Paul Hanaoka no Unsplash

A glicose, glucose ou dextrose, é um carboidrato importante utilizado pelas células como fonte de energia. Ela é produzida pelas plantas no processo de fotossíntese sob a fórmula molecular C6H12O6, e pode ser encontrada em alimentos como pães, frutas e outros vegetais, sendo essencial para manter o organismo humano vivo. Embora ela seja importante, quando os níveis de glicose - também chamada de açúcar - estão muito abaixo ou muito acima do normal, é um problema para a saúde.

O que é glicose

A glicose é um dos carboidratos mais simples que existem, e por isso recebe o nome de monossacarídeo, assim como outros monossacarídeos como a frutose, a galactose e a ribose. Cada grama de glicose fornece 4 calorias, sendo uma das principais fontes de energia para o metabolismo. Ela quebrada pelo processo da respiração celular, dando origem à energia química, que é armazenada da forma de molécula de ATP (molécula de adenosina trifosfato). Embora ela seja importante, é preciso manter os níveis de glicose moderados, pois podem haver efeitos permanentes e graves no organismo caso estejam fora do normal.

Glicose e diabetes

Ao comer, o organismo dá início ao processo de metabolização da glicose, que é iniciado pelo trabalho das enzimas (responsáveis por quebrar a estrutura química dos alimentos). O pâncreas também atua nesse processo por meio da produção do hormônio chamado insulina.Quando comemos, nosso corpo informa ao pâncreas que ele precisa liberar insulina para lidar com o aumento do nível de açúcar no sangue.

Entretanto, com o advento da dieta ocidental convencional, que é pobre em fibras e rica em alimentos processados e altamente processados, é comum que muitas pessoas tenham problemas no pâncreas. E, ao comer, não ocorre a produção de insulina como deveria. Esse quadro caracteriza a diabetes. Nesse caso, as pessoas precisam de ajuda externa (injeções de insulina) para processar e regular a glicose no corpo.

Outra causa do diabetes é a resistência à insulina, em que o fígado não reconhece a insulina que está no corpo e continua a produzir quantidades inadequadas de glicose. O fígado é um órgão importante para o controle do açúcar, pois auxilia no armazenamento de glicose e a produz quando necessário. Porém, se o corpo não produz insulina suficiente, isso pode resultar na liberação de ácidos graxos livres dos depósitos de gordura, levando a uma condição chamada cetoacidose. As cetonas, produtos residuais criados quando o fígado quebra a gordura, podem ser tóxicas em grandes quantidades.

Como manter os níveis de glicose do meu organismo normais

Para evitar sobrecarga de glicose no organismo é preciso adquirir hábitos como evitar refeições pesadas, estresse e sedentarismo. Evite consumir refinados e sucos e dê prioridade aos ricos em fibras. Afinal de contas, alimentos ricos em fibras combatem diabetes e colesterol alto. Quando o nível de glicose está muito alto, a insulina ajuda a baixá-lo. Para pessoas com diabetes, açúcar no sangue muito alto é um sinal de que podem precisar administrar insulina sintética. Em situações menos graves, a atividade física pode ajudar a diminuir esses níveis.

Um nível de glicose é considerado muito baixo quando cai abaixo de 70 mg / dL. Essa condição também é conhecida como hipoglicemia e pode ser muito séria. A hipoglicemia pode ocorrer quando as pessoas com diabetes deixam de tomar a medicação. Também pode ocorrer quando as pessoas comem menos do que o normal e se exercitam excessivamente. Fazer uma refeição ou beber suco pode ajudar a aumentar os níveis de glicose. A hipoglicemia é tão seria quanto a diabetes, pois pode resultar em perda de consciência.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×