Por que jantar cedo?

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Estudos mostram que jantar cedo pode influenciar positivamente o metabolismo

Jantar cedo pode desempenhar um papel importante no ganho de peso. De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism , jantar tarde está associado a ganho de peso e altos níveis de açúcar no sangue, independente da refeição ser a mesma que você teria comido anteriormente.

"Estávamos cientes de outras pesquisas que sugeriam que a ingestão tardia está associada à obesidade e, como associação não é a mesma coisa que causalidade, queríamos analisar isso de uma maneira mais rigorosa", afirmou o autor do estudo, Dr. Jonathan C. Jun.

Mesmas refeições, mesma hora de dormir

A equipe de pesquisa estudou 20 voluntários saudáveis ​​(10 homens e 10 mulheres) para descobrir como seus organismos metabolizavam o jantar às 22 horas, em vez das 18 horas. Todos os participantes do estudo foram dormir no mesmo horário, às 23 horas.

Os resultados mostraram que os níveis de açúcar no sangue são mais altos e a quantidade de gordura queimada mais baixa quando eles iam jantar tarde, mesmo sendo a mesma refeição. “Não ficamos surpresos. Outros pesquisadores fizeram um trabalho semelhante observando os ritmos circadianos e a dieta, e outros laboratórios mostraram que se você come fora de fase com o ritmo circadiano normal do seu corpo, não metaboliza a glicose da mesma maneira.

O estudo constatou que quem janta tarde apresenta níveis máximos de açúcar no sangue quase 20% mais altos e a queima de gordura reduzida em 10%, em comparação com aqueles que jantaram mais cedo.

"Os efeitos que vimos em voluntários saudáveis ​​podem ser mais pronunciados em pessoas com obesidade ou diabetes, que já têm um metabolismo comprometido", disse o primeiro autor do estudo, Chenjuan Gu.

Não é o mesmo para os notívagos

A parte mais interessante deste estudo é que os pesquisadores descobriram que nem todos reagem da mesma maneira ao jantar cedo.

“O que mais me surpreendeu foi que nem todos eram vulneráveis ​​da mesma maneira”, disse Jun. “Havia um grupo, você sabe, se você observasse o padrão de atividade nas duas semanas anteriores, pessoas que estavam acostumadas a dormir mais cedo fizemos o pior quando lhes demos uma refeição tardia. ”

Segundo Jun, as pessoas que são notígavas, que comem até as 2 ou 3 da manhã parecem não ser afetadas pela mudança na refeição. “Não é um tamanho único; existem diferenças no metabolismo das pessoas que as tornam mais vulneráveis ​​a comer tarde ou não as perturbam.”

Jantar cedo é um bom hábito alimentar

Jun apontou que este estudo era muito mais detalhado do que pesquisas anteriores sobre o assunto. Os participantes usavam rastreadores de atividade, tiveram amostras de sangue, foram submetidos a estudos do sono e varreduras de gordura corporal e ingeriram alimentos contendo marcadores não radioativos para medir o metabolismo da gordura.

“As pessoas fizeram um monitoramento muito intensivo quando estavam no laboratório. Colhíamos sangue a cada hora, monitorávamos suas atividades e dormíamos por duas semanas antes de chegarem ao laboratório ”, disse Jun.

Embora o estudo tenha sido realizado com adultos jovens e voluntários com peso saudável, ele fornece algumas informações úteis para orientar os hábitos alimentares. O horário da refeição pode influenciar o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.



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