Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saber como higienizar as compras pode ser uma forma de diminuir a exposição a micro-organismos nocivos

Saber como higienizar as compras pode ser uma forma de diminuir a exposição a micro-organismos nocivos. Mas é importante lavar as mãos corretamente antes e depois de ir ao mercado, usar máscara de proteção e evitar colocar a mão no rosto durante esse processo. Entenda como higienizar seus mantimentos com segurança.

No mercado ou na portaria

Antes de sair para fazer suas compras ou buscar o que chegou na sua casa, vista sua máscara de proteção e higienize bem as mãos com água corrente e sabão ou álcool gel. Se for levar sacolas reutilizáveis, lembre-se de que elas também precisarão ser lavadas em água com sabão ou, se não for possível, sanitizadas com álcool gel ou álcool 70%, principalmente na parte da alça. Durante as compras, mantenha distância das outras pessoas e procure evitar tocar nos mantimentos sem necessidade.

Tome muito cuidado com o álcool gel e guarde-o longe de crianças e de fontes de calor, pois o uso do álcool em gel pode aumentar acidentes com queimaduras.

Chegando em casa

Ao chegar em casa, antes de tudo, lave bem as mãos com água corrente e sabão. O álcool gel ajuda na desinfecção e o uso de luvas pode proteger, mas não substituem a lavagem das mãos.

Bancadas, pias, mesas, louças e demais ferramentas de cozinha que forem utilizadas para apoiar as compras devem estar limpas e secas, sem resíduos de alimentos. Depois que guardar as compras, limpe as superfícies novamente. Geladeiras, freezers, fogões e outros eletrodomésticos devem ser limpos e higienizados frequentemente com água, sabão, sanitizante ou água sanitária. O mesmo vale para paredes, pisos e tetos, dentro do possível.

Se for usar produtos à base de cloro, use uma máscara (separe uma exclusivamente para esse fim) e luvas durante o processo de higienização para evitar se expor ao produto, que pode ser nocivo – especialmente para alérgicos e pessoas que têm rinite.

Esses procedimentos de limpeza evitam a presença dos micro-organismos indesejáveis na cozinha, inclusive o novo coronavírus. Evitam também a contaminação cruzada, ou seja, a transferência de micro-organismos do ambiente ou de alimentos contaminados para alimentos que não estão contaminados. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “O que é preciso saber sobre contaminação cruzada“.

Embalagens

Coloque as compras embaladas em uma bancada e higienize tudo com água corrente e sabão. O que não puder ser lavado, deve ser limpo com uma solução de álcool gel ou álcool 70%.

Se puder, mergulhe tudo em uma solução de uma a duas colheres de sopa de água sanitária pura (hipoclorito de sódio de cozinha) para cada um litro de água por 15 minutos. Em seguida, enxágue muito bem o cloro e não reutilize essa água. Prepare uma nova solução para uma nova leva de mantimentos. Deixe secar ao ar livre (de preferência) ou seque com um pano limpo. Não use cloro de piscina!

Vegetais que serão consumidos crus

Para vegetais que serão consumidos crus, como os utilizados em saladas, jogue fora as partes danificadas – se possível destine-as para compostagem. As folhas em bom estado devem ser inicialmente lavadas em água corrente.

 
como-conservar-alface
Saiba como conservar alface na geladeira

Depois disso, deixe-as em imersão durante 15 minutos em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para cada um litro de água. Por fim, lave as folhas novamente em água corrente.

Para vegetais não folhosos e frutas, mesmo as que serão consumidas sem a casca, o procedimento deve ser o mesmo. E atenção: use somente água sanitária que tem apenas hipoclorito de sódio com cerca de 2% de cloro ativo. Outras substâncias em sua composição podem ser tóxicas para o organismo humano.

De acordo o Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo, o vinagre de cozinha não tem efeito sanitizante, portanto, não serve para desinfetar alimentos.

Alimentos que você irá cozinhar

Cozinhar, fritar ou assar, quando feitos corretamente, eliminarão os vírus caso o alimento esteja contaminado. Depois que tiver esfriado, faça o armazenamento correto e aqueça o alimento novamente antes do consumo. É importante também não deixar alimentos crus em contato com alimentos cozidos para evitar a contaminação cruzada.

Comida que chegou pronta

Você pediu comida pronta? Então dê preferência para estabelecimentos que utilizam embalagens de papel ou papelão. O que se sabe até agora é que o coronavírus resiste por menos tempo em embalagens de papel e por mais tempo em plástico e alumínio.

De qualquer maneira, faça sempre a desinfecção das embalagens com um sanitizante (pode ser álcool gel ou a solução de cloro em água) antes de abri-las. Verifique se a temperatura da refeição está correta.

Alimentos quentes têm que chegar quentes nos domicílios e os refrigerados em temperatura baixa como se estivessem na geladeira. Evite o contato direto com o entregador de refeições. Ele passa por vários lugares e pode ser um portador assintomático do coronavírus. Ao mesmo tempo, se você estiver infectado, também pode transmitir o agente infeccioso para ele, que transmitirá para outras pessoas.

As empresas de entrega a domicílio estão recomendando que os entregadores higienizem suas mãos com álcool gel. É um cuidado importante, mas que não reduz a zero o risco de contaminação. Antes de buscar o seu pedido, vista sua máscara de proteção e lave bem as mãos com água e sabão.

Dê preferência para pagamentos feitos diretamente nos aplicativos. Cédulas ou máquinas de pagamento com cartões podem estar contaminadas com coronavírus. Mas se você precisar pagar em dinheiro ou cartão, lave bem as mãos ou use álcool gel imediatamente antes e depois.

Alimentos prontos que não passam por processos para reduzir ou eliminar a contaminação microbiana devem ser evitados – exemplos são sushi, sashimi, ostras e quibe cru.

Quando pedir entregas a domicílio, não deixe as compras para o lado de fora do apartamento ou no quintal da casa. Em países de clima quente, como o Brasil, isso pode comprometer a qualidade e segurança dos alimentos. O correto é receber os mantimentos e imediatamente higienizar as embalagens e os produtos, guardando cada coisa na temperatura adequada.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais