Como fazer salgadinho de grão-de-bico

eCycle

Descubra como fazer uma receita fit de salgadinho de grão-de-bico com apenas três ingredientes e água

salgadinho de grão de bico
Imagem editada e redimensionada de Stella Legnaioli

Saber como fazer salgadinho de grão-de-bico pode te salvar da fome e da culpa de comer alimentos altamente processados. Essa receita é uma opção saudável que agrada a celíacos, amantes de comidas saborosas para "beliscar", veganos e até mesmo quem procura opções fit. Você pode levar para o trabalho, comer assistindo futebol, servir em festas, reuniões e onde mais quiser.

Benefícios dessa receita

O salgadinho de grão-de-bico é livre de glúten, derivados animais, gorduras trans e conservantes. É uma receita saudável pois o grão-de-bico é rico em proteínas, nutrientes e fibras. Estes compostos proporcionam saciedade e ajudam a prevenir doenças como diabetes, obesidade e doenças cardíacas; entre outros benefícios que você pode conferir na matéria: "Benefícios do grão-de-bico comprovados cientificamente". Além disso, fazer salgadinho de grão-de-bico em casa é uma forma de economizar seu dinheiro e evitar a geração de resíduos de difícil reciclagem como o plástico BOPP que embala o salgadinho industrializado.

Como fazer salgadinho de grão-de-bico

Ingredientes

  • 250 gramas de grão-de-bico
  • 1 colher de sopa de sal grosso rosa (ou outro)
  • Páprica picante para salpicar a gosto (opcional)

Modo de preparo

Essa receita de salgadinho tem dois segredos para dar certo. Primeiro, deixe o grão-de-bico de molho na água por dois dias trocando a água na primeira noite. Esse passo é importante para facilitar o cozimento do grão-de-bico, aumentar a biodisponibilidade de proteínas e nutrientes e diminuir a quantidade de ácido fítico, que é encontrado naturalmente em leguminosas, mas diminui a absorção de nutrientes.

Você pode pular essa parte comprando grão-de-bico já cozido, mas essa segunda opção é menos saudável.

O outro segredo é que é preciso retirar a película do grão-de-bico para melhorar seu sabor e digestibilidade. Para isso, coloque o grão-de-bico e o sal em uma panela de pressão, cubra com água até a quantidade de água ultrapassar duas vezes a linha do grão-de-bico. Ligue a panela e deixe cozinhar por 30 minutos depois de pegar pressão - ou o tempo necessário para que fique bem cozido. Depois de cozido, coe os grãos (você pode guardar a água para fazer uma aquafaba) e deixe esfriar até o ponto em que você consiga retirar a película com as mãos, apertando-os. Como na foto abaixo:

salgadinho de grão de bico
Imagem editada e redimensionada de Stella Legnaioli, está disponível no Diário de Vegetais

Agora, você precisa decidir se usará o forno ou uma airfryer para secar os grãos.

Salgadinho de grão-de-bico na airfryer

Salpique os grãos sem pele e cozidos com a páprica picante e coloque-os na airfryer de modo que um não fique muito em cima do outro, permitindo que o ar quente passe por todos. Deixe durante 20 minutos. Se preferir, use outros temperos ou coloque mais sal. Está pronto!

Salgadinho de grão-de-bico no forno

Salpique os grãos sem pele e cozidos com a páprica picante e coloque-os em uma forma grande untada com azeite. Disponha os grãos de modo que fique apenas "um andar" de grão-de-bico, assim você garantirá que eles fiquem crocantes. Leve ao forno em temperatura baixa e deixe por dez minutos ou até que fiquem sequinhos ao seu gosto. Está pronto!


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×