Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Em seu aniversário de 99 anos, Ana Maria Primavesi ganha site que reúne sua obra

Foto: Divulgação

No dia 3 de outubro, aniversário da maior entusiasta da agroecologia no Brasil, Ana Maria Primavesi ganha um site que reúne sua obra. Na mesma data que marca o Dia Nacional das Abelhas e Dia da Agroecologia, o site construído por Mário Vasconcellos Espinoza e Bastian Meyer estreia com obras científicas, curiosidades, fotos, vídeos e biografia da pesquisadora. E também há espaço para a arte, com as ilustrações da Pamella Simioni que, logo na home, surpreende com o desenho de um perfil de solo em destaque.

Ana Maria Baronesa Primavesi nasceu em 1920, no castelo Pichlhofen, na Áustria. Depois de concluir os estudos básicos, foi mandada para o serviço obrigatório do Terceiro Reich, Reichsarbeitsdienst, o qual definiu como sendo “uma grande desestímulo imposto pelos nazistas a quem queria continuar os estudos”. Passando nove meses, ela entrou na Universidade Agrícola de Viena, tendo concluído o curso em 1942.

Ana Primavesi fez doutorado em Cultura de Solos e Nutrição Vegetal. E, em 1946, casou com o fazendeiro, diplomata e também doutor Artur Barão Primavesi, com quem veio para o Brasil em 1948. Ela considera que o solo é a base de tudo, sendo “um organismo transbordante de vida”, e chama atenção para a importância de valorizar o trabalho dos agricultores.

Com uma visão sistêmica e à frente de seu tempo, construiu sua carreira com muitas críticas, principalmente por defender o combate ao uso de agrotóxicos e questionar a aplicação da adubação química.
Assista ao primeiro filme sobre a complexidade da vida no solo feito por Ana, na década de 1950:

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais