Mau uso de lixeiras para condomínio traz perigo

eCycle

Lixeiras para condomínio podem aumentar os danos de um incêndio se forem mal alocadas. Entenda

lixeira para condominio

Lixeiras para condomínio mal alocadas podem trazer perigo para todos os condôminos. Quando colocadas em escada de saída de emergência e corredores, as lixeiras do condomínio podem oferecer risco à vida dos moradores. Além de obstruírem a passagem em caso de incêndio, as lixeiras podem conter materiais inflamáveis como alguns tipos de plástico e gases que são formados na decomposição do lixo orgânico.

Dificultar a propagação do incêndio é uma das formas de reduzir os danos às pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio; e, em alguns estados do país, é um dever previsto pela própria lei.

No caso de São Paulo, por exemplo, a Norma Técnica nº 11/2011 do Corpo de Bombeiros, que atende ao Decreto Estadual nº 56.819/2011, proíbe a alocação de objetos como lixeiras na escada de saída de emergência e corredores dos condomínios e outras edificações coletivas.

Proibição de lixeiras nas escadas do condomínio

Não é preciso esperar haver uma lei que imponha a proibição de lixeiras nas escadas do condomínio para evitarmos esse tipo de risco.

Mesmo se no seu estado não há essa proibição é importante incentivar a adoção medidas que visem evitar incêndios, incluindo uma conversa com o síndico ou síndica do condomínio e com os condôminos sobre a importância dessas medidas.

Dentre as principais medidas para tornar os condomínios mais seguros estão: garantir o abandono seguro dos ocupantes da edificação e de áreas de risco; dificultar a propagação de incêndio; proporcionar os meios de controle e extinção do incêndio; permitir o acesso para as operações do Corpo de Bombeiros; permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes da edificação; garantir a desobstrução de todos os pavimentos; entre outras.

Entretanto, mesmo que haja preocupação do síndico em adotar as medidas corretas e retirar as lixeiras do condomínio das escadas e de outras saídas de emergência, alguns moradores podem ficar incomodados com as mudanças.

Por isso, além de retirar as lixeiras da escada do condomínio é preciso conscientizar os moradores sobre a importância dessa medida.

Até porque, se houver um incêndio e a irregularidade na prevenção de incêndio seja comprovada, existe a possibilidade da seguradora não pagar pelas reformas necessárias.

É preciso haver planejamento, estudo do local mais adequado para a disposição das lixeiras, comunicação com os moradores e treinamento de funcionários para que também se adaptem às mudanças.

Precisando de ajuda?

É possível contratar empresas de consultoria especializadas em elaborar projetos de implantação de sistemas de gestão de resíduos. Essas empresas realizam o diagnóstico do local e desenvolvem o projeto para adequação da infraestrutura necessária de acordo com as demandas do condomínio. Além disso, há empresas que aplicam treinamentos e palestras para mostrar os procedimentos do projeto de gestão de resíduos e incentivar a conscientização ambiental de todos os envolvidos.

O Instituto Muda é uma das empresas que oferecem esse serviço e ainda implementa a coleta seletiva semanalmente, garantindo a destinação dos materiais recicláveis às cooperativas de reciclagem cadastradas na cidade, gerando renda e impacto social positivo.

Caso tenha se interessado pelo trabalho do Instituto Muda, preencha o formulário abaixo para receber a cotação para a implementação do serviço em seu condomínio ou empresa:



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail