Casca de ovo serve para artesanato e mais

eCycle

Confira oito dicas para aproveitar a casca de ovo em peças de artesanato, no cuidado das plantas e mais

Talvez você já saiba que a casca de ovo pode fazer maravilhas para a sua compostagem, mas ela também é ótima para afastar pragas de plantas e até limpar panelas e frigideiras, entre outras coisas. Isso por ser rica em cálcio, potássio e magnésio. Confira abaixo oito dicas para aproveitar a casca de ovo em peças de artesanato, no cuidado com as plantas, o solo e muito mais.

Dicas para aproveitar a casca de ovo

1. Use como fazer velas

Para fazer velas caseiras, você vai precisar apenas de casca de ovo, cera de abelha ou parafina (dica: reutilize a parafina de velas usadas, já que se trata de um derivado de petróleo) e 20 cm de pavio. Modo de fazer: Depois de usar o ovo, lave a casca e seque-a bem. Em seguida, faça uma abertura no centro da casca, para mais tarde ser inserido o pavio, e coloque a casca na caixa de ovos vazia, a fim facilitar na hora de colocar a parafina.

Derreta a cera de abelha ou a parafina reutilizada em banho-maria e, em seguida, coloque a ponta do pavio nela. Depois, coloque o pavio na abertura da casca. Em seguida, coloque cerca de 50 gramas de cera de abelha ou parafina derretida em cada casca de ovo com a ajuda de um funil e aguarde a secagem para poder acender sua vela.

Se quiser, é possível pintar a casca de ovo antes de colocar a cera ou depois que ela já tiver endurecido.

2. Afaste lesmas e lagartas

Proteja suas plantas de lesmas e lagartas com o auxílio da casca de ovo. As lesmas odeiam rastejar em superfícies ásperas! Para isso, espalhe cascas de ovo esmagadas na terra, ao redor das plantas. O cálcio do invólucro do ovo mudará rapidamente o pH do solo, tornando-o menos ácido e afastando esses bichos. Desse modo, você evita também o uso de pesticidas químicos.

3. Limpe potes e panos

Na próxima vez que for limpar uma panela engordurada, acrescente alguns pedaços de casca de ovo triturada ao sabão que você usa normalmente. Esses pedaços da casca vão quebrar as partículas do alimento e ajudar a remover a gordura.

4. Vaso de planta

Reutilização pode ajudar a diminuir resíduos orgânicos em casa

A casca de ovo pode se transformar em uma sementeira ou vasinho para plantas pequenas. Quando você quebrar seus ovos, tente manter um pouco mais da metade da casca intacta. Faça um pequeno furo na parte inferior da casca, pois é por aí que a água vai escorrer, impedindo, assim, que a água das regas se acumule na casca, o que não é bom para as plantas.

Adicione um pouco de terra na casca e uma ou duas sementes. Dica: molhe suas mudas pela manhã e ao longo de vários dias, coloque a sementeira feita com cascas de ovo em um espaço acolhedor e bem iluminado por luz natural até que as sementes comecem a brotar. Depois que as plantas crescerem um pouco, você pode transferir as mudas para vasos maiores com a casca e tudo.

5. Fertilize o solo

Por ser rica em cálcio, magnésio e potássio, a casca de ovo ajuda a evitar a podridão apical (um problema comum em tomates e outros vegetais de frutificação). Quanto mais contato das cascas com a terra, mais disponíveis esses nutrientes estarão para as plantas. Uma maneira simples de propiciar isso é transformando a casca de ovo em farinha.

O primeiro passo na produção da farinha de casca de ovo é colocar as cascas para secar na sombra assim que você usar os ovos, pois, quando expostas ao sol, elas perdem nitrogênio. Não é aconselhável guardá-las úmidas e deixar para secar depois de muito tempo abertas, já que a decomposição das partes orgânicas ainda úmidas poderá provocar cheiro desagradável e atrair animais indesejados, como moscas.

Algumas plantas, porém, podem não apreciar a leve alcalinização do solo que a farinha de casca de ovo pode provocar - esse é o caso de azaleias, prímulas, gardênias e plantas carnívoras, dentre outras. Nesse caso, coloque uma quantidade menor de farinha de casca de ovo, a fim de evitar alterações drásticas no pH do solo.

6. Preparar um café melhor

Para evitar que seu café fique com sabor amargo (no caso de quem consome um café mais ácido), adicione casca de ovo triturada (e seca!) ao café moído que será colocado no filtro. O cálcio existente na casca de ovo reduz a acidez natural do café, fazendo com que ele fique mais suave. A casca também ajuda a retirar qualquer borra solta que iria para o fundo do copo. Com isso, você consegue tomar seu café despreocupadamente.

7. Melhorar a compostagem

A casca de ovo é composta principalmente por carbonato de cálcio, que é conhecido como "cal” no meio agrícola. Essa “cal” se decompõe rapidamente na sua pilha de compostagem, melhorando a fertilização do composto. Para fazer isso, você deve esperar até que a casca de ovo seque e, em seguida, esmagá-las com a ajuda de um saco de algodão ou martelo. Feito isso, é só colocar as cascas na sua composteira.

8. Fazer artesanato

Além de todos os nutrientes, a casca de ovo também é bonita, resistente e versátil, de modo que pode servir como matéria-prima para a criação de várias peças de artesanato. Depois de secas, você pode usar as cascas para criar mosaicos, decorar vasos, caixas e até luminárias. Na internet é muito fácil encontrar tutoriais de artesanato com casca de ovo. Você evita a geração de um resíduo e ainda exercita sua criatividade!


Veja também:


 

Comentários 

 
+1 #1 2014-12-17 02:21
Excelente matéria, explicando a necessidade de uma alimentação mais natural e de fato de qualidade. Grata.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail