Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As armações podem ser enviadas para a reciclagem. Já a maior parte das lentes fabricadas no Brasil não é reciclável

Problemas de visão podem aparecer em qualquer idade e é fácil saber quando alguém está precisando de óculos. É muito importante ficar atento aos sinais que o corpo dá. Os mais comuns são dores de cabeça, olhos vermelhos, sensibilidade à luz, dificuldade para focalizar objetos, esforço para enxergar de longe ou de perto. No caso das crianças, além desses sintomas, os pais devem prestar atenção nas notas dos filhos na escola, pois muitas vezes notas baixas podem significar que eles não estão enxergando bem e, por isso, têm maus rendimentos.

12 dicas de reutilização e reciclagem com caixa de leite

A consulta ao oftalmologista uma vez ao ano, pelo menos, é muito importante, pois assim é possível diagnosticar e tratar doenças previamente, evitando que elas se agravem. Mesmo que a sua visão seja perfeita ou use corretamente óculos, as receitas mudam e problemas oculares podem aparecer repentinamente. As últimas estimativas mundiais indicam que 285 milhões de pessoas sofrem de alguma deficiência visual. Desse total, 39 milhões são cegas. Especialistas alertam que 80% dos casos mais graves podem ser evitados, quando tratados precocemente.

Os óculos de sol também são importantes porque protegem os olhos dos raios ultravioletas, que podem causar ou acelerar diversas doenças oculares, e dos raios intensos do sol (UVB), que podem queimar a córnea e provocar uma cegueira temporária. Eles também evitam rugas na região próxima aos olhos, entre outros benefícios.

Do que são feitos?

Agora que você já sabe por que usar óculos, vamos à composição. Normalmente, eles são feito de: acetato, acetato de celulose, propionato de celulose, náilon, kevlar, fibras de carbono e de vidro, policarbonato e resina epóxi – todos esses materiais são alguns dos polímeros utilizados na fabricação das armações e são escolhidos de acordo com as características que se deseja que o produto final tenha. A maioria desses polímeros é termoplástica, pois eles precisam ser moldados com frequência na troca das lentes.

Há, no mercado, alguns modelos com matérias-primas recicladas, como madeira reutilizada e com o plástico protetor feito de fibras de garrafas PET (veja mais aqui e aqui).

Cuidados com os óculos

Os óculos são peças frágeis e, por isso, demandam alguns cuidados. Os principais são:

  • Utilize as duas mãos para colocar e retirar os óculos do rosto, para que o ajuste da armação seja mantido por mais tempo;
  • Limpe as lentes com pano de microfibra, que, geralmente, vem junto com os óculos e é vendido nas óticas;
  • Não apoie os óculos com a lente virada para baixo sobre uma superfície, para evitar arranhões.
[Vídeo] Produzindo grande parte do lixo eletrônico global, China enfrenta desafios da reciclagem

E a reciclagem?

As armações, quando de aço, podem ser enviadas para a reciclagem. Para isso, contate a fabricante dos seus óculos e peça instruções sobre o modo como você deve proceder para tal finalidade. Existem também muitas instituições que coletam as armações, reformam e distribuem para milhares de pessoas que não têm condições de comprar seus óculos e melhorarem a visão.

Já as lentes são de difícil reciclagem, devido aos inúmeros polímeros que as constituem. Grande parte dos polímeros não se separa manualmente e a separação mecânica nem sempre é eficaz, o que dificulta o processo de reciclagem, que depende, essencialmente, da pureza dos materiais.

De qualquer forma, caso tenha sido feito o contato para descarte da armação com o fabricante, questione a respeito da destinação das lentes. E em último caso, mantenha os óculos antigos guardados para usar no caso de haver algum imprevisto com os mais novos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais