Guia da lavagem de louças: saiba como economizar água e sabão na hora de limpar seus pratos e talheres

Lavando com as mãos ou com a máquina, saiba como evitar desperdício

Máquina de lavar louças

Ninguém gosta de lavar louça. É um trabalho chato, porém, inevitável. Mas como alguém precisa fazê-lo, nada melhor do que economizar água e sabão nesse processo. A eCycle mostra agora um passo-a-passo para você lavar a louça da melhor maneira possível: economizando.

Materiais

Adquira uma esponja biodegradável, a exemplo das buchas vegetais (a esponja verde e amarela é de difícil reciclagem), procure instalar um aerador na torneira (economiza bastante água) e utilize detergente biodegradável ou sabão em pedra (dura mais).

Organização da louça e retirada do excesso de sujeira

O primeiro passo é organizar a sua louça de modo que as peças mais limpas sejam lavadas primeiro, assim você pode deixar as mais sujas dentro da pia e, à medida em que a água da lavagem vai caindo na pia, a sujeira da louça mais suja amolece. Um bom exemplo é deixar uma panela dentro da pia enquanto você lava talheres. Além disso, retire manualmente e sem água as sujeiras maiores.

Preparação do detergente

Em vez de encher a bucha de detergente, separe uma pequena vasilha com água e coloque um pouco de detergente dentro dela ou misture sabão em seu interior. Dessa maneira, é possível economizar o produto em questão, além de poupar água – já que não haverá excesso de sabão nas peças.

Lavagem

Quando a lavagem se inicia, abra a torneira o mínimo possível. O excesso de água não é garantia de uma louça bem limpa e você ainda pode molhar a sua roupa. Fechar a torneira quando nenhuma peça estiver sendo lavada é essencial. Outra dica é ensaboar vários itens que podem ser lavados juntos, como talheres e potes.

Reutilizar a água

Com a água que você deixou cair na panela é possível ajudar a tirar o excesso de sujeira de outras peças ou até limpar embalagens longa vida e filmes plásticos e deixá-los aptos para a reciclagem.

Limpar a pia quase no fim

Quando estiver chegando a hora de lavar as últimas peças, já inicie a limpeza da pia para aproveitar água.

Máquina de lavar louças

Outra possibilidade de lavar louças economicamente é tendo uma máquina específica para isso. Dúvidas podem surgir a respeito da real eficiência do aparelho: ele realmente gasta menos água? Gasta muita energia?

Uma lavagem de louça de refeição principal, se não forem tomados os cuidados com a economia aqui sugeridos, costuma jogar pelo ralo cerca de 123 litros de água quando feita do modo tradicional.

Com a lava louças só é preciso utilizar o sabão e o gasto com água é seis vezes menor (cerca de 20,5 litros), sem contar que a quantidade de louças que é possível lavar por ciclo é bem grande – em uma lavagem é possível limpar a louça de até oito pessoas.

Na hora de escolher sua lava louças, esteja atento àquelas opções compatíveis com o padrão de consumo energético "A" (consumo baixo de energia), algumas possuem gasto de energia da ordem de 1.2 kWh, que além da economia de energia ainda representa um custo mensal muito baixo.

Outra vantagem é o fator tempo. De acordo com levantamento feito pela marca, ao lavar louça uma pessoa gasta cerca de 300 horas por ano. Só para se ter uma ideia, com todo esse tempo seria possível ir e voltar de São Paulo a Manaus (de carro) seis vezes.

Para evitar problemas, atente para alguns detalhes na hora da compra da máquina. Veja se há pessoas que reclamaram dela em fóruns na internet, e procure informações a respeito de gastos com energia e água.


 

Comentários  

 
+4 #1 2012-10-19 13:23
Idéia excelente
Citar
 
 
+1 #2 2013-05-17 01:07
Essas informações acrescentaram e muito ao que já faço. Obrigada.
Citar
 
 
+1 #3 2013-06-24 18:34
Economizar água é essencial a vida!
Citar
 
 
+2 #4 2013-10-20 16:13
Não fale mal de lavar louça, eu adoro.TERAPIA cheia de louça p lavar, bj.
Citar
 
 
+6 #5 2014-03-06 17:53
Atualmente utilizo máquina lavalouça e realmente é ótimo tanto pela economia de tempo quanto de água. Tenho uma dúvida quanto ao sabão. Parece meio tóxico. Há alguma alternativa mais ecologica? Alguma receita caseira? Grata!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail