"Chaminé interativa" incentiva fumantes a descartarem bituca corretamente

Com sensores divertidos e estimulantes, esse projeto promete acabar com as bitucas de cigarro nos chãos das ruas

Quando o assunto é cigarro, as opiniões são variadas. As pessoas que não fumam reclamam sobre o cheiro horrível e os malefícios à saúde. Já os fumantes assíduos falam da sensação de felicidade e relaxamento que fumar um cigarro proporciona. Porém, poucos se preocupam com o que acontece com a ponta do cigarro que é jogada no chão, a famosa bituca.

Designers da empresa Ioglo investiram em um meio de fazer com que essas bitucas cheguem aos recipientes apropriados. Essa criativa empresa, que possui escritórios na Holanda e na Turquia, criou um projeto construindo um cinzeiro ultramoderno chamado de FUMO, para mudar o comportamento dos fumantes. Com a aparência de uma elegante chaminé, a bandeja de depósito possui sensores que, quando alimentados com a ponta do cigarro, respondem com estímulos agradáveis, como luzes piscando e barulhos energizantes.

Os funcionários da empresa falaram que queriam evitar o método usual de controle e investiram em, como eles definem, uma tática que "faz com que o descarte seja mais convidativo e aventureiro." Eles explicam:

"FUMO é o primeiro projeto sobre o problema de fumar, só que ao contrário; por que não deveríamos dar aos fumantes uma recompensa ao invés de puni-los? Por que não devemos adicionar o divertimento, a fim de mudar o comportamento das pessoas para melhor?" FUMO recompensa fumantes, dando-lhes um show curto audiovisual que consiste de vários tipos de áudio (música, jinges, sons, vozes) e visuais criados por luzes, dançando como um equalizador na música.

As pessoas que estão testando FUMO no vídeo abaixo, certamente parecem receptivas a seus efeitos alegres e diferentes. Será que ajuda? Confira:

Mais sobre as pontas dos cigarros

As populares bitucas são como as "baratas" no mundo do lixo devido à grande quantidade depositada em lixões e aterros. Seus números são enormes e, em determinadas regiões do mundo, raramente olhamos para o chão sem vermos uma bituca por mais de meio metro. Na América, elas são a forma de lixo mais presente nas estradas e, em todo o mundo, é o item mais encontrado em praias e outras vias do gênero.

A presença dessas bitucas são um problema, já que sua química expelida é prejudicial para os animais, além de contaminar o meio ambiente com seus metais pesados. Como os próprios fumantes admitem que jogam a bituca no chão, esse problema está longe de ser resolvido.

Veja também:
-Bituca de cigarro: uma grande vilã ambiental
-O que fazer com a bituca?
-Soluções para o descarte da bituca de cigarro
-Pássaros reutilizam bitucas de cigarro para construírem ninhos
-Bitucas recicladas ajudam a recompor áreas degradadas
-A ascensão do cigarro eletrônico


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail