"Mando Footloose" é a primeira bike elétrica dobrável sem correntes

Modelo tem autonomia para percorrer 30km sem o uso de pedais

A discussão sobre meio ambiente colocou uma velha conhecida em destaque: a bicicleta. Por conta desse novo olhar, diversas empresas estão reforçando as magrelas com luzes LED, carregadores de aparelhos eletrônicos e até sistema de compartilhamento feito por meio de aplicativos de celular.

Mas o que as coreanas Mando e Meister fizeram vai muito além. Ela desenvolveram a “footloose”, uma bicicleta elétrica, dobrável e sem correntes. O modelo foi desenhado pela MAS-Design e consegue andar com o seu motor carregado por 30 quilômetros ou para quem e quiser um alcance maior, basta usar o pedal. A energia é gerada diretamente pelo usuário através de um alternador que fica conectado à manivela da bike e é armazenada em uma bateria de íon-lítio que aciona o motor. Também é usado no "footloose" uma unidade de controle eletrônico (ECU) que controla o sistema elétrico. Também há sensores para monitorar o terreno que acionam um trocador de marcha automático ajustando a saída do motor, conforme for necessário.

O site Gizmodo comparou essa bicicleta ao Chevy Volt pelo modo como o motor roda e por ambos os veículos serem elétricos. O produto ainda não tem uma previsão certa de quando vai entrar nos mercados mundiais, mas pode ser que no ano de 2013 a bike já esteja disponível em mercados europeus para comercialização.

Por não ter correntes, a bicicleta não traz o inconveniente do enrosco da correia. E ainda tem uma imensa vantagem em relação às outras: a facilidade de ser carregada em qualquer lugar por ser dobrável e pesar pouco mais de 21 quilogramas. A Mando Footloose pode ajudar muito quem precisa andar constantemente pelas ruas ou quem não aguenta mais perder horas do seu dia no trânsito. Uma alternativa saudável, ecológica e prática.

Para ter mais informações acerca da nova bike, dê uma olhada no vídeo abaixo e entre no site oficial.


Veja também:
-Kit usa a força de pedalar para carregar aparelhos e luzes da bicicleta
-Sistema de compartilhamento de bikes permite rastrear e desbloquear bicicletas com o celular
-Israelense cria bicicleta feita de papelão


 

Comentários  

 
-1 #1 2014-05-25 02:51
cara, aonde compro uma dessas aqui em SP?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail