Mistura de urina e compostos pode dar origem a fertilizante sustentável

Pesquisadores acreditam que o produto pode ser alternativa menos danosa ao meio ambiente

Os problemas da fabricação e do uso de fertilizantes nitrogenados são muitos, de emissões de gases do efeito estufa à contaminação dos lençóis freáticos, passando pela eutrofização de lagos, perda da produtividade do solo, intoxicação de animais, entre outros.

Mas a principal questão sobre esse tema está no fato de que não há alternativas ou substitutos realmente eficientes ao uso de fertilizantes nitrogenados, o que faz com que a produção agrícola em larga escala esteja necessariamente atrelada ao uso desse tipo de produto.

Porém, pesquisadores parecem ter encontrado uma boa resposta para esse problema: a urina. O funcionamento é bastante similar ao dos fertilizantes nitrogenados comuns, que disponibilizam o elemento químico para as plantas.

Nesse caso, a urina, que é rica em nitrogênio e ureia, é misturada ao composto (resultante do processo de compostagem). O produto final, de acordo com os pesquisadores, faz com que o nitrogênio fique mais tempo disponível no solo, enquanto oferece mais carbono, originário do composto, para as plantas.

Apesar de ser uma alternativa simples e barata para produtores em regiões mais pobres, ainda há muita controvérsia quanto ao uso da urina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou que não há riscos caso o líquido seja despejado no solo e não diretamente nas plantas. No entanto, ele pode se tornar mais alcalino, o que dificulta a absorção de nutrientes por parte do vegetal (veja mais aqui).

Por bem ou por mal, essa é uma alternativa. Se a ideia vai pegar é outra história. Acima de tudo, é um grande passo para o desenvolvimento de produtos que possam substituir os fertilizantes nitrogenados.

Veja também:
-Urina utilizada como adubo melhora produção de agricultor no Himalaia
-Guia da compostagem: recicle todo resíduo orgânico da sua casa de maneira sustentável
-Borra de café: cinco usos que podem ajudar as plantas do jardim
-Conheça, de verdade, os alimentos orgânicos


 

Comentários  

 
0 #1 2014-08-14 12:37
Olá! incrível esta notícia hje! tenho um projeto social sobre privadas secas em áreas urbanas carentes (favelas) estou na incubadora Yunus em SP - e estamos procurando soluções de como aproveitarmos melhor a urina - e criar um ciclo completo da coleta, tratamento e destinação final, pensando nos conceitos de saneamento ecológico. Tenho grande interesse em conversar com vcês! vamos marcar uma conversa?
Abs
Thais
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail