"O veneno está na mesa 2": novo documentário critica o uso de agrotóxicos e mostra alternativas

Documentário dirigido por Silvio Tendler teve apoio da Fundação Instituto Oswaldo Cruz

Os agrotóxicos não fazem bem para ninguém, mas o Brasil ainda é o país do mundo que mais os consome. Porém, há alternativas a eles e é isso que o cineasta Silvio Tendler tenta mostrar em seu novo documentário, "O veneno está na mesa 2", lançado em abril, no Rio de Janeiro.

O filme é uma continuação da produção lançada em 2011. Com 70 minutos de duração, a nova película procura se aprofundar na desconstrução do mito de que a utilização de defensivos agrícolas é primordial para garantir abundância de alimentos para o consumidor.

Os dois documentários fazem parte de uma estratégia de ação da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, iniciativa que reúne movimentos sociais e entidades no objetivo comum de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam não só para os consumidores, mas também para os trabalhadores rurais e para a natureza.

"O veneno está na mesa 2" teve apoio da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), que desenvolve iniciativas para viabilizar a produção de alimentos sem veneno. À Agência Brasil, Tendler afirmou que o filme mostra como se dá o desenvolvimento de plantações sadias e a grande dificuldade que tais produtores têm para venderem sua mercadoria.

Assim como no outro filme da série, a nova produção será distribuída gratuitamente para um circuito alternativo de exibição, que leva em conta escolas, universidades, comunidades, igrejas, assentamentos de trabalhadores rurais, entre outros.

Para saber mais sobre os malefícios que os agrotóxicos causam, confira matérias especiais do Portal eCycle (clique aqui e aqui).

Assista ao primeiro filme na íntegra:

Fonte: Agência Brasil e EcoD

Veja também:
-Os problemas causados pelos agrotóxicos justificam seu uso?
-Os estragos causados pelo uso de agrotóxicos no mundo e no Brasil


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail