Restos de alimentos: compostagem ajuda na redução

Para evitar resíduos, reaproveitamento e compostagem são soluções


Sem comida não podemos viver, mas é preciso prestar atenção em cada etapa (desde a aquisição até o descarte) para evitar acúmulo de resíduo desnecessário, tanto em casa, como nos aterros.

Após ser ingerida e ter seus nutrientes absorvidos pelo organismo, a comida não pode ser tecnicamente reciclada, ou seja, voltar à forma original e servir como alimento novamente. Mesmo assim, reaproveitamento e redução podem ser efetivos para diminuir a quantidade de lixo alimentício. Vamos às dicas:

Na hora de fazer as compras, dê preferência a alimentos mais saudáveis e que contenham menos embalagens. As feiras livres são ótimas opções para adquirir verduras e legumes mais baratos e frescos. Use o carrinho de feira para evitar as sacolinhas plásticas.

Quando a comida já estiver no fundo da pança é hora de pensar sobre o que fazer com os restos. Primeiro veja se não é possível reaproveitar cascas de frutas para fazer sucos ou vitaminas e restos de verduras para fazer uma bela sopa. Esgotadas essas alternativas, o que fazer com os resíduos? O triturador de alimentos é uma possibilidade prática, mas ainda não tão recomendada no Brasil. O aparelho instalado na pia da cozinha mói certos tipos de alimentos e os transforma em minúsculas partículas, que são descartadas junto com a água até as estações de tratamento. O problema, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é que o triturador pode elevar a poluição dos corpos d' água ao aumentar muito a carga orgânica nos lançamentos de esgotos não tratados, como é o caso de boa parte dos municípios do país. Isso elevaria o gasto energético da empresa de tratamento para limpar a água. No exterior, as companhias que tratam o esgoto compostam esses resíduos, o que não acontece no Brasil.

Compostar? Por incrível que pareça, já é possível decompor naturalmente os seus resíduos alimentares em sua própria casa (mesmo morando em apartamento) de um jeito prático e higiênico. Nos últimos anos, algumas marcas de composteiras (também conhecidas como minhocários) chegaram ao mercado com a missão de realizar essa tarefa. Nesses equipamentos, é possível colocar frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovo. Materiais como saquinhos de chá, serragem, gravetos, papelão, guardanapos usados e palitos de fósforo ou de sorvete também podem ir à composteira sem problemas. Folhas de jornais e revistas, não são materiais indicados para fazer parte do sistema, pois são tratados com cloro e muita tinta. Carnes de qualquer espécie, cascas de limão, laticínios, óleos, gorduras, papel higiênico usado, fezes de animais domésticos, frutas cítricas em excesso e sal em excesso não podem ser compostados. Clique aqui e entenda mais sobre o funcionamento das composteiras. E para conhecer melhor as opções e adquirir uma, clique aqui.

O óleo de cozinha que sobra da fritura pode virar sabão de um jeito simples. Já as carnes terão que ir para o lixo comum ou, se você preferir, seu animal de estimação também pode se alimentar delas.

E não se esqueça de que, para embalar o lixo comum, ainda mais contendo restos de alimentos, é a sacola compostável a alternativa mais recomendável. A BASF desenvolveu um saco de lixo com a tecnologia Ecoflex, distribuído pela Extrusa.

Veja também:
-Saiba o que deve e o que não deve ir para a composteira


 

Comentários  

 
+2 #1 2012-03-19 18:00
Gente, o segredo da compostagem domicilar em caixas é a humidade e a oxigenicação (entrada de ar pelos furos, controlando a água e evitando o "sufocamento" das minhocas (o calor excessivo causa fuga dos anelideos) tudo vai dar certo!!! é fácil de aprender e ñ tem moscas, cheiro ruim etc...
estou a disposição p/ajudar p/ quem quer 1 "help".
Abs fraternais,
Manfred (minhocultor desde 1987)
Citar
 
 
+2 #2 2012-03-19 18:02
Posso ajudar na montagem dos minhocários caseiros:
Manfrerd ert
(MINHOCULTOR)
www.minhocarioarboreum.com.br
Citar
 
 
0 #3 2012-06-11 00:33
Eu queria saber se existem modelos de composteira em forma cilíndrica. Minha irmã tem uma nos Estados Unidos que parece muitos simples de uso, só precisa dar uma rotação de vez em quando para oxigenação...
Citar
 
 
+1 #4 2012-06-11 13:57
Citando Emmanuel M Favre N:
Eu queria saber se existem modelos de composteira em forma cilíndrica. Minha irmã tem uma nos Estados Unidos que parece muitos simples de uso, só precisa dar uma rotação de vez em quando para oxigenação...

Oi Emmanuel, este modelo que vc aponta não é do estilo minhocário. Trata-se de um sistema de dois compartimentos que permite a constante introdução de material na composteira, separando-o do material em processo de maturação e ativado por um sistema de rotação manual e aeração. Restos de alimento da cozinha, que incluem carne e peixe também elaboram o adubo orgânico. Neste tipo, no entanto, a adição de serragem é fundamental.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail