Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

É importante conhecer soluções para a bituca de cigarro, pois ela constitui a principal fonte de lixo dos oceanos

O descarte incorreto de bitucas de cigarro proporciona problemas à saúde das pessoas e ao meio ambiente, sendo a maior fonte de lixo nos oceanos. Mas já existem diversas soluções para a destinação final desse incômodo item.

Os danos à população, aos espaços públicos e à natureza fizeram com que várias empresas apostassem na reciclagem da bituca de cigarro para mudar esse cenário. Há também companhias que disponibilizam porta-bitucas, sem contar a possibilidade de fazer o porta-bituca caseiro. Confira abaixo uma lista de empresas que oferecem diferentes alternativas para a reciclagem e o descarte de bituca de cigarro:

Bituca Verde

Estimulada pela lei antifumo que vigora em todo o território brasileiro, a empresa teve a ideia de criar cinzeiros externos para vender e alugar. A ideia deu certo e eles decidiram ampliar o projeto para um programa de coleta e reciclagem das bitucas chamado Bitueco, além da criação de um ponto de armazenamento de bituca (PAB). Em sua loja virtual, existem diversos modelos: bitueco de chão fixo, de chão móvel, de parede móvel, de parede fixa e de bolso – alguns deles são de aço inoxidável. Há coletores espalhados pelo Parque Anhembi (São Paulo), pela Universidade de São Paulo (USP) e na praça de esportes na cidade de Joinville-SC.

Bitueco

Esse programa de coleta e reciclagem de bituca de cigarro, organizado em parceria com o Bituca Verde, funciona da seguinte maneira: a coleta realizada pelos coletores de bituca é levada para um ponto de armazenamento de bitucas (PAB) ou um ponto de entrega de bituca (PEB). No caso do PEB, há a opção da própria pessoa juntar as bitucas em garrafas plásticas e levar em endereços nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em seguida, ocorre o transporte da bituca de cigarro para usinas cooperativas, que as transformam em matéria-prima para as indústrias siderúrgica, cimenteira e de papel.

Programa Coletor Ambiental

Foi criado com o objetivo de intensificar a conscientização do problema da bituca de cigarro por meio da venda e instalação de coletores de bitucas de cigarro em lugares com grande movimentação de pessoas. Depois de que certa quantidade de bituca é depositada no local, é realizada a coleta para ser enviada à reciclagem e, lá, as bitucas e seus resíduos são processados e transformados em adubo (composto), que é misturado a sementes de grama e é aplicado em encostas com erosão, sendo usado para a recuperação de solos.

Rede Papel Bituca

Formada por ONGs e empresas de cunho social, a rede procura conscientizar as pessoas por meio da coleta seletiva de bitucas de cigarro em locais específicos. As bitucas são recicladas e convertidas em papel com a ajuda da Seed Paper. Esse papel é, posteriormente, usado para confeccionar objetos ecológicos. O transporte da bituca para a reciclagem é feito de uma forma sustentável por meio da parceria com a Carbon Zero Courier, empresa que presta serviços de entregas com bicicletas;

Green-Butts

Segundo o site da empresa, cinco trilhões de bitucas de cigarro se tornam lixo todo ano e a maioria delas são feitas com filtros sintéticos, que são resistentes à degradação. A solução que eles criaram foram bitucas (filtros) de cigarros feitas a partir de uma patente pendente de mistura de materiais naturais, como linho, cânhamo e algodão. Ou seja, são filtros de cigarro biodegradáveis, feitos de fibras naturais e sem o uso de produtos químicos.

Porta-bituca

Essa é uma maneira prática de você mesmo coletar suas bitucas de cigarro. Você pode reutilizar um pote de filme fotográfico ou outros potinhos pequenos para colocar suas bitucas lá e levar em um coletor de bitucas ou descartar tudo de uma vez no lixo não reciclável.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais