Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça os avanços do xenotransplante e o que eles significam para o progresso da saúde

Xenotransplante é o procedimento que envolve o transplante, infusão ou implantação de órgãos de diferentes espécies. O processo de transplantação pode acelerar o tratamento de diversos pacientes em filas de transplante no mundo todo. Há mais de 50 anos essa técnica é estudada e aprimorada pela comunidade médica e científica a fim de garantir a saúde humana. 

Os principais estudos nessa linha foram feitos com amostras de tecidos de primatas e suínos. 

Imagem de JAFAR AHMED no Unsplash

O primeiro xenotransplante do mundo

Em 2021, o doutor Robert Montgomery, do centro médico de NYU Langone Health, liderou uma equipe cirúrgica e completou a primeira cirurgia de xenotransplante do mundo. Esse procedimento durou duas horas e contou com o rim de um porco geneticamente modificado. 

O receptor desse rim foi um paciente já morto que foi mantido por respiradores por 54 horas enquanto era observado o funcionamento e a aceitação do órgão. Não houve nenhuma preocupação ou sinal de rejeição do organismo contra o órgão transplantado. 

O que o xenotransplante significa para o avanço da saúde?


O procedimento realizado em Nova Iorque abriu as portas para novas possibilidades e novos estudos sobre xenotransplantes. Se os estudos permanecerem e as experimentações continuarem mostrando resultados positivos é possível que o xenotransplante seja um grande aliado do tratamento de pessoas nas filas de transplante. Os avanços médicos e científicos poderão, afinal, acabar com “o paradigma de que alguém precisa morrer para outra pessoa sobreviver”.