Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A seleção dos participantes ocorrerá mediante análise de documentação especificada no edital

Imagem: EBC

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, oferecerá treinamentos para capacitação de profissionais sobre metodologias de apuração dos resultados de projetos de eficiência energética.

Os primeiros treinamentos para a Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP, na sigla em inglês) ocorrerão de 6 a 9 de dezembro, e sobre o Guia de Medição e Verificação (Guia de M&V) do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência acional de Energia Elétrica (Aneel), de 13 a 15 de dezembro, na unidade do Senai em São Paulo.

As capacitações são voltadas para profissionais que trabalham com a execução de projetos de eficiência energética nos setores público e privado. A seleção dos participantes ocorrerá mediante análise de documentação especificada no edital (clique aqui).

O treinamento utiliza material didático da EVO (Organização sem fins lucrativos, que gerencia o Protocolo Internacional de Medição e Verificação) e terá no total 24 horas de duração. Há até 15 vagas para esse treinamento, pré-requisito para realização do exame de certificação de 4 horas, também incluído na programação.

O treinamento sobre o Guia de M&V abordará os trâmites e regras de M&V necessários para a elaboração de projetos para as chamadas públicas do PEE da ANEEL. Esse guia contém procedimentos detalhados e específicos para apuração dos resultados das ações de eficiência energética do PEE da agência e terá abordagem em curso de 24 horas de duração, distribuídas em três dias consecutivos.

Serão quatro treinamentos para o PMIVP e oito para o Guia de M&V da ANEEL em âmbito nacional. Não há custos de inscrição, instrutores, material didático e taxas relativas ao exame de certificação. Os participantes serão responsáveis pelos custos de logística durante a realização dos treinamentos (deslocamentos, hospedagens e refeições).

O prazo para envio da documentação para os primeiros treinamentos de dezembro em São Paulo é 25 de novembro.

As capacitações acontecerão em âmbito nacional e são promovidas pelo PNUD, em conjunto com a Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do projeto Projeto 3E (Eficiência Energética de Edifícios) — financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Projeto 3E tem como objetivo influenciar e desenvolver o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas, contribuindo para a economia de energia e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Saiba mais

Para obter mais informações sobre o processo de inscrição e sobre o Projeto 3E acesse o link. Cronograma (Datas e Cidades)*

CMVP

São Paulo/SP – 6 a 9 de dezembro/2016
Brasília/DF – 7 a 10 de fevereiro/2017
Recife/PE – 21 a 24 de março/2017
Porto Alegre/RS – 17 a 20 de abril/2017

Guia de M&V

São Paulo/SP – 13 a 15 de dezembro/2016
Brasília/DF – 24 a 26 de janeiro/2017
Recife/PE – 7 a 9 de março/2017
Porto Alegre/RS – 4 a 6 de abril/2017
Rio de Janeiro/RJ – 9 a 11 de maio/2017
Florianópolis/SC – 6 a 8 de junho/2017
Salvador/BA – 27 a 29 de junho/2017
Florianópolis/SC – 18 a 20 de julho/2017
*Sujeitos a alteração

Fonte: ONUBr

Veja também: