Quais os usos do óleo essencial de tília?

O óleo essencial de tília é feito a partir do extrato das plantas do gênero Tilia L. . Originária de regiões temperadas, como a Europa e a América do Norte, a tília é uma planta conhecida por suas propriedades relaxantes, antioxidantes e anti-inchaço.

A composição do óleo essencial de tília é formada por fenólicos, proantocianidinas, taninos de gallocatechin e farnesol. O extrato da seiva da árvore contém polifenóis, enquanto o das flores da tília têm grandes quantidades de monoterpenos e as brácteas são ricas em aldeídos. 

Outros compostos encontrados no óleo essencial de tília são hidrocarbonetos alifáticos e ftalato dimetílico. Para saber mais sobre a planta, confira o artigo “Tília: o que é e quais os benefícios da planta medicinal”

Tília: o que é e quais são seus benefícios

Extração do óleo essencial de tília

Apesar da tília ser conhecida por ser uma planta medicinal com diversos benefícios à saúde humana, a captação de seu óleo essencial não é fácil de ser feita. Por isso, ele é produzido de maneira limitada, tendo como principal país produtor a França. 

Sua extração é feita a partir da destilação a vapor de suas flores e do alburno de sua madeira, onde se retira todos os hidrolatos necessários para produção do óleo essencial de tília. 

Usos do óleo essencial de tília

Apesar de existirem poucos estudos a respeito dos benefícios do óleo essencial de tília, seu uso externo faz parte do tratamento de diversas condições, incluindo:

Além disso, o óleo essencial de tília é um diurético, antisséptico e anti-inflamatório. O óleo essencial também é rico em caroteno, ácido ascórbico, saponinas, fitoncide e glicosídeo, compostos que têm impactos positivos no rejuvenescimento do corpo e ajudam a tratar dermatites e alergias

As propriedades aromáticas relaxantes do óleo essencial de tília ajudam a combater o estresse, síndrome de pânico e ansiedade.Para o cuidado do corpo, o óleo de tília é ingrediente importante na produção de cosméticos, produtos capilares, fragrâncias e óleos de massagem.  

Óleos essenciais que combinam com tília

Existem outros óleos essenciais que combinam perfeitamente com o óleo essencial de tília, quando usados em combinações. Alguns deles são:

Para saber mais sobre óleos essenciais, confira o artigo “O que são óleos essenciais e para que servem?”

Cardo-santo: benefícios e efeitos colaterais

Cuidados com o óleo essencial de tília

O uso exagerado do óleo essencial de tília pode causar irritações na pele, ou uma alergia mais frequente. Algumas evidências também apontam o uso exacerbado de tília como responsável pelo desenvolvimento de condições cardiovasculares. 

Antes de fazer o uso deste ou qualquer outro tipo de óleo, procure orientação profissional. Assim, é possível evitar qualquer tipo de efeito colateral indesejado. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais