Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Invento pode ajudar a iluminar casas e a recarregar aparelhos eletrônicos

No festival London Design de 2011 foi apresentada uma mesa que utiliza algo bem diferente para produzir energia: plantas. A descoberta, feita por cientistas a partir de pesquisas na Universidade de Cambridge, aliada à participação de designers, levou à criação da mesa. Na parte interna do invento existe um jardim com vários vasos de musgos e algas que possibilitam a geração de energia.

Dessa forma, casas podem ser iluminadas e aparelhos eletrônicos que não consomem muito podem ser recarregados. O que torna esses dois elementos importantes em relação à geração de energia é o crescimento de pesquisas em energia biofotovoltaica, processo capaz de produzir energia renovável por meio da fotossíntese de algas e musgos.

Um sistema que utiliza o crescimento natural das plantas, envolvendo água e sol, já é capaz de gerar energia para painéis fotovoltaicos, que assim podem ser ligados a uma lâmpada, a um rádio ou a algum aparelho de baixo consumo de energia.

Responsáveis pelo projeto-teste, Alex Driver, Carlos Peralta e Paolo Bombelli, tiveram o apoio do Conselho de Pesquisas em Engenharia e Ciências Físicas. Com os avanços das experiências, eles esperam que em prazo de cinco a dez anos a energia bio-fotovoltaica possa competir com os painéis solares como fonte de energia alternativa e sustentável.


Veja também:

  • Encontro reúne propostas para que energia renovável seja produzida pelo próprio consumidor
  • Geração de energia renovável de forma independente supera as mil conexões no Brasil. Solar lidera

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais