Levedura: o que é, usos e benefícios

Levedura é um tipo de fungo unicelular que não faz parte de um grupo específico. Desta forma, ela não faz parte de um grupo taxonômico como os cogumelos. A levedura não realiza fotossíntese e pode praticar respiração anaeróbica e aeróbica. O uso desses microrganismos está ligado à indústria alimentícia e de bebidas, como na produção de fermentos e cerveja.

Ao total, se tem conhecimento de aproximadamente 600 espécies de levedura encontradas no solo, ar, água e ambiente marinho. A grande maioria dessas espécies trabalha decompondo matéria orgânica de origem animal e vegetal, chamadas de sapróbia. Apesar disso, a levedura também pode surgir como um parasita.

Fermento é vegano? O que você precisa saber

Estrutura

A levedura apresenta um formato, em grande parte, oval ou cilíndrico quando se trata do fungo Saccharomyces cerevisiae. Outras leveduras também assumem essa ou outras formas, como a Torulopsis em formato apiculado ou de limão e as pseudomicélio que são elípticas, elipsóides ou filamentosas.

O tamanho da célula de uma levedura varia entre 4 a 8 mícra de largura, até 7 a 12 de comprimento. No entanto, apesar deste ser o tamanho padrão, existem leveduras que podem ser maiores ou menores que isso. Todas essas questões, tamanho e formato, podem se modificar dependendo das condições ambientais, dos nutrientes, do estado fisiológico ou da idade da levedura.

Ciclo de vida da levedura

A levedura se reproduz de forma assexuada, existem duas formas pelas quais ela pode se proliferar:

Brotamento: A célula-mãe começa a crescer um pequeno broto em sua lateral, logo depois, o seu núcleo se divide em dois. Uma das partes do núcleo passa para o broto, que será a célula-filha, separada da mãe ela se transforma em uma nova levedura

Fissão: Neste caso, acontece uma divisão da célula-mãe, depois que o núcleo se multiplica, originando duas células-filhas idênticas

Características

A levedura é responsável por uma reação química muito importante para produção de pães e bebidas alcoólicas. Por ser um organismo anaeróbico facultativo, ela pode realizar sua respiração na presença de oxigênio (através da respiração aeróbica). Mas também pode realizar a anaeróbica na ausência de oxigênio. Nesta situação ela passa pelo processo de fermentação.

 Como uma forma de produzir energia para si mesma, a levedura se alimenta da glicose, processo que acaba produzindo gás carbônico e álcool. Essa ação faz com que ocorra a transformação de matéria orgânica em outros produtos de energia. Por exemplo, o que acontece com os pães quando usam fermento biológico, eles aumentam sua massa.

O que são os fermentos e seus segredos?

Importância econômica da levedura

Exatamente por passar por processo de fermentação, a levedura é utilizada na produção de alguns produtos essenciais para a alimentação e rotina humana:

Fermento biológico

O fermento biológico utiliza da levedura para a produção de alimentos como pães, bolos, pizzas e outras massas geralmente usadas na indústria panificadora. Quando acontece o processo de fermentação na massa, com a levedura se alimentado da glicose e liberando CO2, ela cresce e aumenta de volume. Além disso, alguns fermentos também ajudam a melhorar o gosto da comida.

Levedura de cerveja

A espécie de levedura Saccharomyces Cerevisiae é conhecida por ser a mais popular e costuma ser chamada de levedo ou levedura de cerveja. No processo de produção da cerveja, a levedura se alimenta da glicose e a converte em álcool, através da fermentação. Esse resultado é perfeito para a indústria de bebidas alcoólicas, principalmente para grandes produtores de cerveja, rum e uísque.

Levedura como fonte de nutriente

Além de serem ótimas para a produção de bebidas e massas, as leveduras também são ricas em diversos nutrientes e tem vários benefícios para a saúde. A levedura tem alto valor proteico e é rica em vitamina do complexo B. Por esse fator, muitos veganos utilizam da levedura para a produção de substitutos de carne. Afinal, uma alimentação sem consumo de carne animal cria certa deficiência desta vitamina. 

Outros benefícios da levedura

Melhora problemas intestinais

Outro benefício da levedura é que ela é rica em fibras, e por isso, é considerada um probiótico. Assim, ela ajuda no processo digestivo, a tratar algumas alterações intestinais, como a diarreia e a síndrome do intestino irritável, colite e intolerância à lactose. 

Fortalece o sistema imune

A levedura consegue ajudar no fortalecimento do sistema imunológico devido a presença de vitamina B e outros minerais em sua composição, prevenindo o corpo de diversas doenças. Desta forma, ela também ajuda a combater o estresse, fadiga, perda de memória e intoxicações.

Auxilia no cuidado da pele

Também devido a sua composição de vitamina B, a levedura é responsável por ajudar nos sintomas de acne, eczema e psoríase. Se você consumir leveduras que geralmente são usadas na produção de cerveja, pode acabar tendo uma melhora na saúde de suas unhas e fios de cabelo. 

Conheça 10 alimentos que fazem bem para pele

Reduz o colesterol

Devido às fibras presentes na levedura, ela consegue diminuir a absorção de colesterol em nível intestinal. Fora que, por causa do cromo em sua composição, a levedura também ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom no sangue, o HDL. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais