Dieta saudável à base de plantas pode reduzir problemas com ronco e apneia do sono


Um estudo recente publicado no ERJ Open Research revelou que pessoas que adotam uma dieta saudável à base de vegetais têm menos probabilidade de enfrentar apneia obstrutiva do sono (AOS). Os sintomas da AOS incluem ronco alto, pausas na respiração durante a noite e interrupções no sono, o que não apenas causa fadiga, mas também pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Adotar dieta plant-based poderia reduzir uma década de emissões globais

O estudo, liderado pelo Dr. Yohannes Melaku, da Universidade Flinders, na Austrália, examinou os hábitos alimentares e os sintomas de AOS em mais de 14.000 participantes. Os resultados destacam a importância da qualidade da dieta na gestão do risco de AOS, com diferenças notáveis entre os gêneros.

O que é uma dieta plant-based e seus benefícios

Os pesquisadores analisaram dados de 14.210 participantes da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos EUA. Através de um questionário detalhado sobre a ingestão alimentar nas últimas 24 horas, os participantes foram classificados em três grupos: dieta saudável baseada em vegetais, dieta rica em alimentos de origem animal e dieta pouco saudável baseada em vegetais.

Indivíduos com dietas à base de plantas apresentaram uma redução de 19% no risco de AOS em comparação com aqueles com dietas que incluíram produtos de origem animal. Curiosamente, uma dieta rica em alimentos não saudáveis à base de plantas aumentou o risco em 22%.

Vegetarianismo reduz gases-estufa, degradação e insegurança alimentar, diz IPCC

O estudo revelou diferenças de risco entre homens e mulheres. Enquanto uma dieta à base de vegetais mostrou uma correlação mais forte com o risco de AOS em homens, uma dieta pouco saudável à base de vegetais apresentou um aumento maior no risco para mulheres.

Segundo o Dr. Melaku, “Esses resultados ressaltam a importância da qualidade da dieta na gestão do risco de AOS. É crucial observar essas diferenças de gênero, o que destaca a necessidade de intervenções dietéticas personalizadas para pacientes com AOS”.

Dieta vegana funciona da mesma forma que a onívora para ganho de massa e força muscular

Embora os pesquisadores ainda não compreendam completamente por que a dieta desempenha um papel significativo na AOS, acredita-se que uma dieta saudável baseada em vegetais possa reduzir a inflamação e a obesidade, fatores que influenciam essa condição. Dietas ricas em componentes anti-inflamatórios e antioxidantes, e pobres em elementos dietéticos prejudiciais, podem influenciar vários aspectos relacionados ao risco de AOS.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais