Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O “coquetel da garota sonolenta” é uma mistura caseira que viralizou no TikTok por seus supostos benefícios para o sono. Mas sua eficácia permanece em debate científico. Muitos especialistas em sono argumentam que quaisquer benefícios que as pessoas possam experimentar são provavelmente decorrentes de um efeito placebo.

Esta bebida não é uma “droga milagrosa”, conforme observa Thomas Kilkenny, diretor do Instituto de Medicina do Sono do Hospital Universitário de Staten Island. Embora o coquetel possa conter vestígios de melatonina natural, Kilkenny diz que sua inclusão provavelmente tem mais a ver com o sabor do que com o sono. A receita também costuma pedir água com gás, que não fornece nada além de uma efervescência agradável. Mas o ingrediente principal, o magnésio, provavelmente pode ter melhorias para a qualidade do sono.

Os influenciadores da saúde nas redes sociais recentemente trouxeram o magnésio de volta aos holofotes com suplementos na forma de cápsulas, bebidas em pó para “melhorar o humor”, gomas para dormir e agora coquetel para dormir. Embora o TikTok tenha apresentado uma série de conselhos de saúde duvidosos, há mérito científico em aumentar seus níveis de magnésio. O nutriente, em quantidades adequadas, é vital para a saúde humana – desde a produção de energia até a resistência óssea e a regulação da pressão arterial.

Uma das funções mais importantes do magnésio é relaxar os músculos. Ele disputa os mesmos locais de ligação nas células musculares que o cálcio, a molécula que sinaliza o contato dos músculos. Quando o magnésio supera o cálcio, ele desencadeia uma reação em cadeia celular que promove o relaxamento muscular. Em pessoas com níveis saudáveis de magnésio, as células musculares em repouso contêm aproximadamente 10.000 vezes mais magnésio do que cálcio. Pessoas com deficiência de magnésio tendem a ter mais dificuldade em relaxar os músculos, o que pode causar cãibras e espasmos.

O magnésio também é vital no cérebro, onde ajuda os neurônios a se comunicarem entre si, retransmitindo mensagens químicas. Além disso, como o cérebro está constantemente ativo, o magnésio ajuda a evitar que as células nervosas fiquem superestimuladas.

As células cerebrais envolvidas no processamento emocional disparam rapidamente, acionando as glândulas suprarrenais nos rins para liberar o hormônio do estresse cortisol. O magnésio acalma o cérebro aumentando o neurotransmissor inibitório ácido gama-aminobutírico (GABA), que atua como “os freios do cérebro”, explica Michael Breus, psicólogo clínico da empresa de bem-estar do sono Sleep Doctor, dando ao cérebro uma pausa temporária da ansiedade.

As funções do magnésio no corpo são fundamentais para seus efeitos no sono. A rigidez muscular – seja devido a pensamentos ansiosos ou a um dia longo e estressante no trabalho – pode dificultar o cochilo. O magnésio pode ajudar a relaxar, e o aumento da atividade do GABA também coloca seu corpo em um estado calmo, o que pode ajudar a estabilizar o humor e a ansiedade.

Além disso, há evidências crescentes de que o magnésio pode reduzir alguns tipos de dor. O mineral bloqueia os neurônios sensoriais que sinalizam ao cérebro quando há uma lesão em algum lugar do corpo e desencadeiam a sensação de dor. “Se você não dorme muito bem por causa de [certos tipos de] dor, o magnésio pode ser muito útil”, diz Breus.

Atualmente não há pesquisas que estudem o efeito do magnésio nos estágios individuais do sono, mas Kilkenny levanta a hipótese de que alguém que toma um suplemento de magnésio pode dormir alguns minutos extras por noite, aumentando o tempo total de descanso. Isso, por sua vez, poderia permitir um sono mais profundo e restaurador. No entanto, nem todos os suplementos de magnésio são criados iguais.

Na farmácia local, você provavelmente encontrará várias opções. O glicinato de magnésio e o citrato de magnésio são os ingredientes ativos da maioria dos soníferos. Entre os dois, Rifkin recomenda tomar um suplemento de glicinato de magnésio para ajudar a adormecer mais rapidamente porque o intestino tende a absorvê-lo bem. Embora o citrato de magnésio induza um efeito calmante, também é um laxante e pode irritar o estômago ou causar diarreia.

Se você decidir tentar usar um suplemento – ou um coquetel para dormir, Kilkenny recomenda tomá-lo 30 a 60 minutos antes de dormir para permitir que os efeitos do magnésio façam efeito. E a água com gás não resolverá todos os seus problemas, especialmente se outros problemas subjacentes puderem estar contribuindo para a falta de sono, os especialistas dizem que a dosagem de magnésio na bebida é segura. “Não há razão para não tentar”, diz Kilkenny. “Você pode sentir um pequeno benefício, mas não espere um tratamento milagroso.”

Fonte: Scientific American


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais