Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Capital da Noruega está abrindo caminho para uma realidade livre de combustíveis fósseis em seus esforços para melhorar a qualidade do ar, anunciou a ONU Meio Ambiente

Vista panorâmica de Oslo, na Noruega. Imagem: Pixabay/AlexvonGutthenbach-Lindau (CC)

A capital da Noruega, Oslo, está abrindo caminho para uma realidade livre de combustíveis fósseis em seus esforços para melhorar a qualidade do ar, anunciou a ONU Meio Ambiente na semana passada (25).

A cidade é pioneira global no que diz respeito à sustentabilidade, introduzindo métodos de reciclagem de resíduos, transformando-os em calor ou eletricidade, e permitindo que ciclistas tenham preferências sobre carros particulares.

O diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, Erick Solheim, disse que a redução da poluição na capital norueguesa é exemplo de “transformação da ação climática em oportunidade”.

Um importante fator para a diminuição de emissões tem sido a transição da cidade para soluções envolvendo combustíveis renováveis. Oslo possui o maior número de veículos elétricos no mundo por habitante, o que por si só diminuiu emissões de CO2 em 35% desde 2012, segundo a ONU Meio Ambiente.

Benefícios para motoristas incluem impostos reduzidos, acesso a faixas de ônibus e táxis, passagem livre em pedágios e balsas públicas, além de estacionamento municipal gratuito. Todos os transportes públicos em Oslo, e na cidade vizinha de Akershus, serão completamente movidos a energias renováveis até 2020.

Oslo está entre as 52 cidades participantes da campanha Breathe Life (nenhuma delas é brasileira), liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela ONU Meio Ambiente e pela Coalizão Clima e Ar Limpo. A campanha tem objetivo de explorar opções de ar limpo e reduzir poluentes para níveis seguros até 2030.

A rede de cidades participantes se espalha pelo mundo, com cada uma ajustando sua abordagem localmente. Em Santiago de Cali, na Colômbia, o foco foi a redução de queimadas agrícolas, além das emissões dos transportes. Na capital de Gana, Accra, onde muitas horas são gastas perto de fogões à lenha e a carvão, a cidade focou em estratégias para melhorar a poluição do ar doméstico e ambiental.

Destacando que tais mudanças irão melhorar as vidas cotidianas de cidadãos, Solheim disse: “espero que outras cidades do mundo se inspirem no que Oslo está fazendo”.

Fonte: ONU Brasil

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais