Projeto de reciclagem espacial ganha novo investimento e está perto de se tornar realidade

eCycle

O programa Phoenix da agência americana DARPA pretende reaproveitar o lixo espacial que orbita nosso planeta

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em ingês) lançou recentemente o projeto Phoenix, que visa desenvolver reciclagem espacial.

O programa, que antes parecia ter realização possível apenas num futuro distante, ganhou novos investimentos. U$ 2,5 milhões foram doados por um investidor da Califórnia para bancar os gastos com pesquisas de hardware para o satélite coletor.

A DARPA estima que haja cerca de U$ 300 bilhões em equipamentos inoperantes que orbitam em volta da Terra atualmente. Apesar disso, os satélites não são necessariamente inúteis, pois uma pequena falha em um único componente pode ser o suficiente para tirar a função inicial do equipamento.

A agência realizou uma conferência sobre o projeto com representantes da indústria com o objetivo de estimular empresas privadas a apoiarem o programa. A DARPA estima que fabricantes de satélites comerciais desenvolvam um modelo que tenha suas peças reaproveitadas pelo satélite coletor, na amostra que está agendada para 2015.

Para mais informações a respeito do projeto, consulte o site oficial (em inglês).

Imagem: divulgação

Veja também:
-Empresas testam combustível de avião feito com óleo de cozinha usado

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×