Greve pelo clima mobiliza milhares de pessoas pelo mundo

eCycle

Manifestações em mais de 150 países cobram ação contra mudanças climáticas. Confira imagens do protesto em São Paulo

Greve pelo clima em São Paulo
Greve pelo Clima em São Paulo nesta sexta (20 de setembro). Imagem: Bruna Buzzo/Portal eCycle

Milhares de pessoas se reuniram nesta sexta-feira (20 de setembro) para pedir justiça climática. O movimento silencioso iniciado pela ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, impulsionou atos em 156 países e deu origem ao Fridays for Future (“sextas-feiras pelo futuro”). Em São Paulo, milhares de pessoas se reuniram na Avenida Paulista para pedir ações concretas de enfrentamento às mudanças climáticas.

Os eventos desta sexta marcaram o início da "Semana pelo Futuro e pela Justiça Climática" (em tradução literal), que acontece até o dia 27 de setembro, para quando está marcada a Primeira Greve Geral pelo Clima. Além dos jovens e crianças, é esperado que organizações, centrais sindicais e empresas se juntem aos atos da próxima sexta, dia 27. A lista de eventos cadastrados no Fridays for Future já conta com mais de 5 mil eventos previstos em cerca de 150 países e esse número tende a crescer.

A campanha desta semana pode se tornar a maior mobilização climática da história. A plataforma 350.org estima que mais de 73 sindicatos, 820 organizações e 2.500 empresas já manifestaram seu apoio às greves.

Greve pelo clima em São Paulo

Nesta sexta (20), milhares de pessoas se reuniram na Avenida Paulista, em frente ao MASP, para pedir ações políticas concretas pelo clima, proteção da Floresta Amazônica e de suas populações originárias. O protesto foi liderado por jovens, cujas falas predominaram no microfone principal do evento. Também participaram crianças muito novas, de sete, oito e até cinco anos, e alguns adultos.

Os manifestantes deixaram claro seu descontentamento para com as atitudes do governo federal frente aos incêndios na Amazônia. Críticas ao presidente, ao ministro do meio ambiente e à postura extrativista da atual gestão também foram marcas recorrentes.

A manifestação foi suprapartidária e pacífica, com muitos cartazes defendendo a tomada de atitudes contra as mudanças climáticas como um dever de todos, já que "não existe planeta B". Partidos políticos e centrais sindicais estavam presentes, mas não tentaram impor protagonismo sobre os jovens, que lideraram o protesto o tempo inteiro.

A equipe do Portal eCycle acompanhou a manifestação e participou com cartazes exclusivos confeccionados por nossa repórter Stella Legnaioli em papel reaproveitado.

Confira fotos da Greve pelo Clima em São Paulo:

Greve pelo clima em São Paulo
Greve pelo clima em São Paulo
Greve pelo clima em São Paulo
Greve pelo clima em São Paulo
Greve pelo clima em São Paulo
Greve pelo clima em São Paulo
Greve pelo clima em São Paulo

Imagens: Bruna Buzzo/Portal eCycle

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail