Antiga fábrica se transforma em horta comunitária na China

eCycle

Local também funciona como sede de eventos e de cursos de educação ambiental

Imagine uma horta urbana capaz de oferecer, de graça, diversas variedades de alimentos. Em Shenzen, uma das maiores e mais importantes cidades da China, esse cenário já é realidade.

E o mais curioso é que o cenário em que a horta se construiu foi numa antiga fábrica de vidros. A área de dois mil metros quadrados é sede da horta comunitária batizada de Value Farm, que tem como lema o “valor de cultivar a terra em esforço coletivo”.

Criada há três meses, a iniciativa lembra um oásis verde em plena área industrial e reconecta os moradores da cidade com o meio ambiente e a experiência terapêutica do cultivo, além de melhorar o microclima local, informou o Arch Daily.

Preocupados com o uso consciente de recursos, os arquitetos responsáveis pelo projeto preservaram as características originais da fábrica, como as paredes antigas e tijolos, que foram reaproveitados para formar quadrantes específicos para cada tipo de cultivo.

Educação ambiental

Uma lagoa artificial atua com uma fonte que coleta água natural do subterrâneo e, através de um sistema de aspersão integrado, garante a quantidade necessária de água para a plantação.Para aproveitar ainda mais seu potencial, o espaço sedia eventos culturais e programas de educação ambiental. A expectativa é que a horta se torne um modelo para iniciativas semelhantes em toda a China.

Só é preciso que os responsáveis pela iniciativa afiram, de modo científico, se ter uma horta urbana não pode fazer com que os alimentos produzidos acabem adquirindo resquícios de poluentes, pois as plantas absorvem diversos tipos de toxinas (veja mais aqui).

Veja mais fotos abaixo e dê uma olhada no Facebook da Value Farm.

Fonte: EcoD

Veja também:
-Megacidades: crescimento descontrolado contribui para o aumento da poluição
-ONG encontra grandes quantidades de subproduto de fertilizante em solos, rios e lagos


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail