Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Imagine uma horta urbana capaz de oferecer, de graça, diversas variedades de alimentos. Em Shenzen, uma das maiores e mais importantes cidades da China, esse cenário já é realidade.

E o mais curioso é que o cenário em que a horta se construiu foi numa antiga fábrica de vidros. A área de dois mil metros quadrados é sede da horta comunitária batizada de Value Farm, que tem como lema o “valor de cultivar a terra em esforço coletivo”.

Criada há três meses, a iniciativa lembra um oásis verde em plena área industrial e reconecta os moradores da cidade com o meio ambiente e a experiência terapêutica do cultivo, além de melhorar o microclima local, informou o Arch Daily.

Preocupados com o uso consciente de recursos, os arquitetos responsáveis pelo projeto preservaram as características originais da fábrica, como as paredes antigas e tijolos, que foram reaproveitados para formar quadrantes específicos para cada tipo de cultivo.

Educação ambiental

Uma lagoa artificial atua com uma fonte que coleta água natural do subterrâneo e, através de um sistema de aspersão integrado, garante a quantidade necessária de água para a plantação.Para aproveitar ainda mais seu potencial, o espaço sedia eventos culturais e programas de educação ambiental. A expectativa é que a horta se torne um modelo para iniciativas semelhantes em toda a China.

Só é preciso que os responsáveis pela iniciativa afiram, de modo científico, se ter uma horta urbana não pode fazer com que os alimentos produzidos acabem adquirindo resquícios de poluentes, pois as plantas absorvem diversos tipos de toxinas (veja mais aqui).

Plantas para ter dentro de casa que purificam o ar

Dê uma olhada no Facebook da Value Farm.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais