Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pesquisadores encontraram substâncias comuns nos pesticidas na fumaça dos cigarros. Algumas podem até mesmo ser cancerígenas

Não basta se preocupar com a quantidade absurda de agrotóxicos a que grande parte dos alimentos que consumimos é exposta. Se você é fumante e mora nos EUA, tem que se preocupar com a presença de pesticidas também no cigarro.

Apesar de a notícia parecer um tanto pitoresca – afinal de contas, o cigarro é conhecido por conter substâncias cancerígenas – o lado bom é que os fumantes ganham mais uma razão para largar o vício. Porém, o lado negativo da história é que as substâncias encontradas em plantações de tabaco por pesquisadores da Escola de Minas do Colorado, EUA, podem causar ainda mais danos à saúde. Eles chegaram a esta conclusão analisando a fumaça dos cigarros.

Os produtos químicos, usualmente empregados na produção de tabaco e aprovados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental), podem perturbar o sistema endócrino humano, que inclui a tireoide e outras glândulas e os hormônios secretados por estas. Por conta disso, muitos deles já foram banidos na Europa.

Ainda não se sabe se pesticidas sobrevivem ao processamento e à queima do tabaco ou se acabam na fumaça do cigarro. Segundo Kent Voorhees, da Colorado School of Mines, “não existem dados para estabelecer o possível efeito sinérgico destes pesticidas com os outros compostos que foram identificados no fumo de tabaco”.

Abaixo, saiba quais substâncias foram encontradas e como elas afetam (eventualmente) o organismo humano:

Flumetralina

Flumetralina é suspeito desregulador endócrino já banido por uso do tabaco na Europa.

Pendimethalin

Pendimethalin é um desregulador endócrino conhecido que afeta a tireoide.

Trifluralina

Trifluralina é um desregulador endócrino que afeta os sistemas reprodutivos e metabólicos.

As duas últimas substâncias, inclusive, podem até ser cancerígenas. Os pesquisadores estudaram uma série de amostras de fumaça de cigarro experimentais e comerciais.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais