Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pesquisas mostram resultados positivos, que seriam muito rentáveis para indústria de alimentos. E os usos não param por aí

Após utilizar ovos em alguma receita, é possível dar uma destinação alternativa às cascas, como transformá-las em pequenos vasos para mudas ou colocá-las em composteiras para que possam servir, futuramente, como adubo. Mas uma opção diferente está sendo estudada por cientistas da Universidade de Leicester, na Inglaterra: a transformação de cascas de ovo em bioplástico.

A ideia é que esse novo material possa ser utilizado na produção de uma grande variedade de itens, como caixas de ovos e produtos farmacêuticos. Essa novidade seria fantástica para a indústria de alimentos, que poderia reaproveitar um material que é considerado resíduo para usá-lo como matéria-prima, o que aumentaria a lucratividade.

“Casca de ovo é classificada como um resíduo da indústria de alimentos, mas é na verdade um composto altamente sofisticado”, diz Richard Worrall, diretor do iNet Alimentos e Bebidas, que financia o projeto. “Isso pode ter benefício potencial em muitos níveis, tanto para os fabricantes de alimentos e para uma indústria muito mais ampla”, completa.

Os cientistas que se especializam em “química verde” e materiais sustentáveis estão liderando o projeto, que recebeu até agora cerca de 31,6 mil dólares a partir do iNet. Após finalizar um processo de pré-tratamento para esterilizar a cascas de ovo, o próximo passo do projeto será descobrir como extrair glicosaminoglicanos, uma classe de proteínas de ovos que também é usada em várias aplicações biomédicas.

Na sequencia, será desenvolvido um processo de pós-tratamento para converter as cascas em uma espécie de plástico de amido e, em seguida, o teste de força do material será feito. Inicialmente, estima-se que o principal uso do bioplástico de cascas de ovo seria a produção de caixas de ovo, exatamente para fechar o ciclo de reutilização do produto. Posteriormente, a novidade se expandiria para outras áreas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais