Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Couro feito com fungos tem aparência e textura semelhantes à versão animal e pode se tornar uma opção sustentável

Muita gente nem imagina todas as utilidades que os fungos podem oferecer ao ser humano, mas os cientistas já têm um vasto conhecimento sobre essas pequenas criaturas e sabem que eles podem ser grandes aliados da inovação. Além de ajudarem em nossa alimentação e na manutenção de uma boa saúde, os fungos em breve podem ter um impacto também sobre a indústria do couro, podendo até substituir o couro de animais.

De acordo com um estudo recente da Universidade de Viena, do Imperial College London, e da RMIT University da Austrália, um couro criado exclusivamente a partir de fungos poderia superar o couro regular e se tornar um substituto sustentável e rentável ao material animal.

“Os substitutos do couro derivado de fungos são uma classe emergente de tecidos ética e ambientalmente responsáveis ​​que estão cada vez mais atendendo às expectativas estéticas e funcionais do consumidor e ganhando preferência como alternativa aos couros bovino e sintético”, escrevem os pesquisadores no artigo da pesquisa.

No entanto, é importante ressaltar que o uso do termo “couro” nessa aplicação é meramente popular e não está correto de acordo com a Lei 4.888, de 1965.  A utilização do termo couro associado a produtos que não sejam obtidos exclusivamente de pele animal para a comercialização é proibida.

Ambientalmente amigável

Os couros tradicionais levantam algumas questões relacionadas aos humanos. Como a maioria dos amantes dos animais poderia adivinhar, isso aborda uma questão ética e também nossa saúde. Acabar com a vida dos animais por uma jaqueta de couro, assim como no caso de comer, parece cruel para muitos. Em segundo lugar, não é um processo fácil, já que libera produtos químicos perigosos, e a pecuária também causa elevadas emissões de gases estufa.

Os fungos, por outro lado, não causam emissão alguma, pontua o co-autor do estudo, professor Alexander Bismarck, da Universidade de Viena. “O couro derivado de fungos não traz nenhum desses problemas para a mesa e, portanto, tem um potencial considerável para ser um dos melhores substitutos do couro animal em termos de sustentabilidade e custo”, acrescenta.

Como é possível fazer couro com fungos?

O processo de produção é planejado para extrair serragem junto com fungos. A serragem, sendo a principal matéria-prima, servirá como base para o crescimento do micélio e, posteriormente, se transformará em uma folha.

Depois que a folha do fungo é colhida (o que demora algumas semanas), ela passa por um processo de prensagem e fornece uma sensação semelhante ao couro animal. Além disso, o resultado será composto de elementos biodegradáveis ​​e biopolímeros de glucana.

Ainda assim, o desafio da produção, segundo o jornal, é manter a qualidade do micélio no mesmo nível, juntamente com a espessura e a cor. À medida que o mercado de couro-fungo cresce, é sempre promissor ver alternativas sendo oferecidas no setor.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais