Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Equipamento da Zero Mass Water cria condições que permitem a extração de água potável mesmo em ambiente árido

Imagem: Zero Mass Water/Divulgação

Uma startup com sede no Arizona desenvolveu um produto capaz de extrair água do ar e da eletricidade. Chamado de Source Hydropanel, o produto criado pelaZero Mass Water tem potencial para mudar a forma como bebemos e distribuímos água potável. Agora, além de trabalhar para tornar seus produtos mais acessíveis, a empresa lançou um novo modelo de negócios, chamado de “água como serviço”.

O equipamento da Zero Mass Water usa painéis de ar e solares para criar as condições certas para acelerar o processo de condensação de água, permitindo a extração de água potável mesmo em um ambiente árido. Trata-se de um hidro-painel e sua aparência é semelhante à de um painel solar, mas o aparelho é uma fonte de água.

O Source Hydropanel foi cirado por Cody Friesen, CEO da Zero Mass Water e professor associado de ciência dos materiais na Arizona State University. O produto pode parecer mágico, já que não requer entrada elétrica, tubulações ou infraestrutura de utilidade pública, usando um recurso já presente em abundância – a água que existe no próprio ar.

O equipamento aponta para uma opção importante, já que um elevado número de pessoas não têm acesso à água corrente – só nos Estados Unidos são 2 milhões de pessoas e substâncias tóxicas foram encontradas no abastecimento de água em 49 estados do país.

O novo modelo Source Hydropanel

A Zero Mass Water lançou um novo modelo residencial, chamado Rexi, que tem metade do tamanho de seu hidro-painel padrão. O utensílio foi otimizado para a produção de água na cobertura de residências, escolas e empresas. O Rexi usa um conjunto de sensores baseado em nuvem para fornecer conhecimento detalhado da qualidade da água e recursos de otimização automatizada para os hidro-painéis residenciais instalados em todo o mundo.

Os proprietários podem acompanhar o desempenho de seus hidro-painéis, a qualidade de sua água e a quantidade disponível de água armazenada no reservatório de cada painel por meio do aplicativo de smartphone Source.

O foco da Zero Mass Water é fornecer acesso independente e fora da rede à água potável perfeita para qualquer pessoa, em todos os lugares, capacitando as pessoas a criar sua própria água potável de maneira sustentável e de baixo custo.

Como funciona

Os hidro-painéis conseguem captar o vapor de água do ar e usam energia solar para fazer com que essa água se aqueça e circule pelo equipamento, elevando a umidade relativa e atingindo um ponto de condensação passiva. Os materiais dos quais o aparelho é composto atraem apenas as moléculas de água, de modo que a água líquida produzida é pura, não muito diferente da destilada. As inovações por trás do Source renderam à empresa o Prêmio Lemelson-MIT 2019.

Modelo de água como serviço

A Zero Mass Water elaborou um plano para fornecer grandes quantidades de água através de um novo modelo de negócios. A empresa afirma ter implantado vários campos de origem, ou matrizes de hidro-painéis em larga escala, que criam um suprimento contínuo de água para comunidades e empresas.

Como são capazes de operar independente de uma rede elétrica, os Source Fields em tese poderiam ser implantados em qualquer lugar do mundo e seriam capazes de produzir milhões de galões de água potável e renovável em um único local. Até o momento, a Zero Mass Water possui quatro campos de fontes para atender comunidades e empresas próximas, com vários outros em desenvolvimento e construção.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais