Yikebike, a bicicleta elétrica dobrável

eCycle

Desenvolvida por neo-zelandeses, mini bike elétrica leva 15 segundos para ser desmontada e atinge 23 km/h

Bicicleta elétrica não é novidade para quem procura alternativas sustentáveis de locomoção. No entanto, os modelos elétricos dificilmente são dobráveis. Foi tentando solucionar essa questão e, ao mesmo tempo, proporcionar vantagens tecnológicas que foi lançada, em 2009, a Yike Bike.

Desenvolvida na Nova Zelândia por uma empresa homônima, a Yike Bike pesa apenas 10,8 kg, tem autonomia para percorrer 10 km, atinge a velocidade de 23 km/h, demora menos de uma hora para ser carregada e apenas 15 segundos para ser dobrada ou desdobrada. As medidas do produto no modo compactado são de 17cm x 69cm x 57cm. Assim, a bicicleta não precisa ser deixada na rua com travas, correndo o risco de ser roubada.

A Yikebike foi concebida para ser extremamente compacta e resistente, por isso ela possui apenas duas rodas – uma frontal (de 20”) e uma traseira (de 8”) e capacidade de aguentar até 100 kg.

De acordo com seus produtores, a mini bike é segura por ter freios anti-derrapantes regenerativos (energia cinética da frenagem é acumulada pela bicicleta), além de ter faróis laterais que funcionam como os de uma moto, sinalizando a Yikebike para os demais veículos e pedestres.

Por não utilizar combustível fóssil, a Yikebike poupa dinheiro e não polui o meio ambiente. O gasto energético, em termos financeiros, é bem baixo – menos de um centavo de dólar por quilômetro (depende do custo da energia em cada país).

A Yikebike atualmente apresenta dois modelos, o Carbon (US$ 3.795) e o Fusion (US$ 1.995). A diferença se dá apenas nos materiais utilizados por cada um (fibra de carbono ou alumínio) e no peso (o modelo Fusion é três quilos mais pesado).

Entrega no Brasil
Novidades tecnológicas costumam demorar um certo tempo para chegarem ao Brasil. No entanto, devido ao pequeno volume do produto, a empresa faz encomendas por navio para qualquer parte do mundo.


 

Comentários  

 
+2 #1 2012-03-12 15:43
Gostaria de solicitar encarecidamente a doação de uma bicicleta dobrável para que eu consiga utilizar para ir ao trabalho. No prédio em que resido não é permitido guardar bicicletas no estacionamento e como os apartamentos são pequenos, fica impossível deixar a bicicleta dentro deles, e uma bicicleta dobrável solucionaria meus problemas, já que de casa até o trabalho, gasto quase 2 horas de percuso, pegando 3 ônibus para vir e 3 para voltar, o que de bicicleta eu levaria 1 hora. Não tenho condições de comprar uma. Por favor, se alguém puder atender ao pedido, seria uma ajuda inestimável.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail