Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Biodigestor HomeBiogas, lançado por empreendedor israelense em 2012, chega ao mercado brasileiro e permite aproveitamento de resíduos orgânicos, esterco animal e fezes caninas

O HomeBiogas é um biodigestor residencial que promove o aproveitamento de recursos. Esse tipo de produto promove a transformação dos resíduos orgânicos em gás de cozinha e biofertilizante orgânico natural, através de um processo de biodigestão anaeróbica. Dentro do sistema, é possível colocar cascas, ossos, restos de alimentos, esterco animal e também fezes de animais de estimação. Todos esses materiais servem como matéria-prima para a geração de biogás.

Yair Teller lançou o HomeBiogas em 2012, em Israel, e a primeira versão do produto foi testada em uma comunidade beduína da região. Depois de passar por várias mudanças e melhorias, o HomeBiogas tem expandido seus negócios para várias partes do mundo, sempre com foco em otimizar o consumo de recursos naturais, evitando a queima desnecessária de combustíveis fósseis.

O sistema é integrado ao fogão da cozinha, para que o gás produzido possa ir direto do HomeBiogas para seu uso final. A empresa fornece a instalação dos canos necessários para a adaptação do fogão ao gás do HomeBiogas. Isso permite que os restos de uma refeição ajudem a cozinhar a próxima.

O sistema do HomeBiogas pode ser montado pelo próprio consumidor. Depois de montá-lo é preciso encher o sistema com água e esterco animal. Após duas semanas da adição de alimentos ao sistema, o gás começa a ser produzido, sendo que a quantidade gerada pode chegar ao suficiente para cozinhar por 2 a 3 horas seguidas todos os dias.

Assim como todo biodigestor, o ideal é instalar o HomeBiogas em um local aerado e ensolarado, já que as bactérias necessitam de calor para se multiplicar rapidamente. Como o processo é anaeróbio, não há problemas com odores. A manutenção é simples: deve-se observar sempre a válvula, que tem que estar no mesmo nível da água.

biodigestor residencial HomeBiogas

Imagem: Divulgação/HomeBiogas

Além do gás, o biodigestor HomeBiogas também produz um biofertilizante orgânico natural, que pode ser coletado com um regador e utilizado com as plantas de uma horta ou jardim. Se você não tiver plantas ou alguém para quem doar o fertilizante, descarte o líquido em qualquer local, exceto rios e nascentes em geral.

O que pode colocar no HomeBiogas

biodigestor residencial HomeBiogas

Imagem: Divulgação/HomeBiogas

Adquira o biodigestor israelense HomeBiogas

Saiba mais sobre o biodigestor residencial HomeBiogas 2.0:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais