Rua sustentável é inaugurada nos EUA

eCycle

Via é pavimentada com cimento que absorve água das chuvas e despolui o ar

Em Chicago, nos Estados Unidos, a prefeitura inaugurou o primeiro trecho da "rua mais sustentável dos Estados Unidos". Localizada entre a avenida Blue Island e a estrada Cermak, a rua foi pavimentada com o chamado cimento catalítico, que limpa os gases de óxido de nitrogênio do ar.

O cimento realiza uma reação catalítica (mudança da velocidade de uma reação química) que é impulsionada por raios ultravioleta, removendo os gases que estão imediatamente acima do pavimento. Outra vantagem é que o cimento tem a capacidade de absorver a água das chuvas.

Segundo o Departamento de Transportes de Chicago, o pavimento foi construído de maneira sustentável, sendo composto por borracha de pneus, pavimentação asfáltica recuperada, entre outros materiais.

Dos materiais que não foram utilizados na obra, cerca de 60% foram reciclados. Os postes de sinalização para pedestres funcionam por meio de luzes solares ou pelo vento e os postes de iluminação possuem lâmpadas de LED.

O projeto contém um investimento total de US$ 14 milhões e está em sua primeira fase. A obra terá três quilômetros de extensão.

Com informações de PINIweb

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail