Autores lançam livro de charges e cartoons sobre sustentabilidade

eCycle

Artistas de charges e cartoons estão cada vez mais envolvidos nas causas ambientais. É o que mostra o livro “Aquecimento Global em cartoons”, que reúne o trabalho de 25 desenhistas

Os cartoons  ou "cartuns" são uma maneira divertida e provocativa de chamar a atenção das pessoas.  Os trabalhos costumam mostrar temas polêmicos do nosso cotidiano. Sendo assim, não é à toa que os problemas ecológicos viraram o assunto favorito de alguns artistas.  Um deles é o cartunista Léo Valença, que conversou com a equipe da eCycle para explicar um pouco mais sobre essa iniciativa.

Valença se considera chargista e cartunista - apesar da confusão que as pessoas fazem, as duas técnicas são bem diferentes.  A palavra charge vem do francês e significa carga, ou seja, é um desenho que pesa os traços mais evidentes das pessoas para formar uma caricatura. Já o cartoon vem do inglês e é o desenho de situações do cotidiano. Léo explica: “ A charge relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Já o cartoon é mais universal porque não depende de um contexto histórico e cultural para ser entendido.”

Livro

E como sustentabilidade é um tema tanto do nosso cotidiano como universal, Léo Valença criou, junto com outros artistas, um trabalho só com o tema aquecimento global. Dessa iniciativa nasceu o livro “Aquecimento Global em cartuns”. Para isso, ele fez uma parceria com o portal http://www.brazilcartoon.com/, que  divulgou um processo seletivo de 24 candidatos. Ele conta que a receptividade dos artistas com o tema foi muito boa. “De um tempo para cá, nada é mais atual e urgente do que falar de sustentabilidade, incluindo aí tudo o que se refere ao aquecimento global, ao meio ambiente e à Amazônia” justifica. Foram mais de 50 trabalhos inscritos, além dos assinados por Valença.

O humor gráfico é uma aposta nova na luta ambientalista porque entende a língua dos jovens e permite uma maior identificação.  O livro está disponível para venda no site da editora PoD.

Entre os colaboradores estão: Léo Valença, Leite, Jottas, Da Costa, Jorge Barreto, Alex Larcher, J. Bosco, Waldez Duarte, Alan Souto Maior, José Alves Neto, Casso, Ferreth, Kampos, Lederly Mendonça, Jota A, Lex Franco, Gustavo Oliveira, Bira Dantas, Marcelo Rampazzo, Melo, Marcos Noel, Adriano Louzada, Moises Macedo, Max e Edra.

Texto: Flavia Alves


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail