Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Bill Clinton e Arnold Schwarzenegger são dois dos convidados para discutir e apresentar conceitos sobre a sustentabilidade

Entre os dias 24 de março e 26 de março de 2011, a cidade de Manaus será sede do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, com o tema “Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta”, o evento deve reunir figuras importantes dos meios empresarial, ambiental e político que se interessam pelo tema, destaque nas discussões sobre o futuro do planeta e sobre o desenvolvimento sustentável.

Organizado pela Seminars, responsável por palestras e seminários de diversos assuntos, e promovido pelo LIDE, outro grupo ligado a empresários, o fórum tem o objetivo discutir e difundir práticas e mecanismos de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Os destaques da programação de 2011 são as presenças de palestrantes de peso. Entre eles está o ex-presidente americano Bill Clinton, que tem sido figura constante em debates sobre a sustentabilidade e sobre a implementação de parcerias público-privadas. A palestra “Mobilizando Parcerias Público-privadas para Promover o Desenvolvimento Sustentável”, com Clinton, será apresentada no último dia do evento.

Outro palestrante é o ex-governador do Estado da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Por conta de sua experiência política aliada a medidas em prol do meio ambiente, o austríaco dará a palestra “Políticas Públicas a favor da Sustentabilidade”, no dia de abertura do fórum. Em seu mandato foram tomadas algumas medidas contra as mudanças climáticas, como a proibição de grandes corporações manterem contratos com fornecedores que não atendiam às regulamentações ligadas às emissões de gases causadores do efeito estufa. Além disso, o ex-ator foi presidente de uma comissão de governadores americanos que busca implantar um programa de redução de emissões.

O terceiro nome de destaque programado para o Fórum é o de Richard Branson, presidente e fundador da Virgin, grupo envolvido com música, aviação, telecomunicação, entre outras áreas. Em sua fala, o empresário deverá explicar algumas de suas ações em favor da sustentabilidade, atento aos apelos por uso de recursos naturais ou menos poluentes, a Virgin possui um fundo sem fins lucrativos (Virgin Green Fund), que busca recursos e tecnologias renováveis para serem usadas em um futuro próximo. Outra medida foi criar um concurso “O Desafio da Terra”, que estimula os participantes a encontrar uma tecnologia comercial capaz de retirar todo o dióxido de carbono da atmosfera. A palestra “Estratégias Empresariais para a Descarbonização da Economia” será ministrada por Branson no segundo dia.

Medidas

Além destas e outras palestras programadas, a organização do evento se comprometeu a adotar oito medidas sócio ambientais relacionadas à infra-estrutura e logística do evento. Dessa forma, algumas idéias debatidas nas palestras serão postas em prática conforme o andamento das palestras. Haverá preocupação com os materiais empregados no evento, logística dos participantes e palestrantes, seleção de fornecedores que tenham políticas sócio ambientais, materiais de divulgação e compensação ambiental ou neutralização do carbono emitido durantes os dias de realização.

As vagas gratuitas para ONGs, universitários e acadêmicos já estão esgotadas, mas é possível tentar um convite por adesão. Basta enviar um email para info@seminars.com.br e solicitar o valor do convite. Para mais informações sobre toda a programação do Fórum, acesse o site do evento.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais