Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Por serem feitos com papel-termo sensível, reciclagem poderia contaminar outros materiais

Destino complicado

Os cartões de crédito e de débito representam uma comodidade. Em vez de ter que sacar dinheiro na boca do caixa do banco, basta você passar o item na leitora e digitar uma breve senha que tudo já estará resolvido. Ou melhor, quase tudo. Você sabia que o comprovante da compra por cartão pode ser perigoso à saúde e ao meio ambiente?

Isso porque ele é feito com um tipo de papel chamado termo-sensível. A impressão dos dados ocorre a partir da temperatura da máquina, que reage com o papel. Apesar de parecer inofensivo, o papel térmico contém bisfenol-A (BPA) em sua composição (veja mais sobre os perigos do BPA abaixo).

O que se deve fazer?

Basta ter um hábito simples: evitar a impressão do seu extrato e comprovante de cartão. Você pode se perguntar: mas como eu vou saber dos meus gastos? Basta acessar seu homebanking ou solicitar comprovações de débito por SMS. Antes de efetuar uma compra ou na hora de verificar seu saldo ou extrato bancário, faça essa operações observando os valores nas telas dos equipamentos, sem imprimir nada. Você também pode utilizar as versões digitais (enviadas por e-mail) ou comprovar as transações via débito por SMS, apesar de não serem operações 100% seguras – faça-as quando você estiver ao lado do celular ou do computador. Apesar de ser reciclável, não é viável utilizar esse processo com o papel termo-sensível porque ele poderia liberar BPA na reciclagem, contaminando outros materiais, de acordo com o Pollution Prevention Resource Center (PPRC).

Perigos do BPA

Segundo informações divulgadas no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP), “vale a pena ressaltar que alguns dos efeitos deletérios do bisfenol, como por exemplo, os de alterar a ação dos hormônios da tireoide, a liberação de insulina pelo pâncreas, bem como os de propiciar a proliferação das células de gordura, foram observados com doses nanomoleculares, ou seja, doses extremamente pequenas, as quais seriam inferiores à suposta dose segura de ingestão diária. (Fonte: Melzer et al, Environmental Health Perspectives, 2011)”.

De maneira geral, o BPA desequilibra o sistema endócrino, modificando o sistema hormonal. O efeito do BPA no organismo pode causar aborto, anomalias e tumores do trato reprodutivo, câncer de mama e de próstata, déficit de atenção, de memória visual e motor, diabetes, diminuição da qualidade e quantidade de esperma em adultos, endometriose, fibromas uterinos, gestação ectópica (fora da cavidade uterina), hiperatividade, infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, obesidade, precocidade sexual, retardo mental e síndrome dos ovários policísticos.

Normalmente, a contaminação se dá pela ingestão, o BPA se desprende dos recipientes plásticos e acaba contaminando o alimento. Uma pesquisa publicada pela Analytical and Bioanalytical Chemistry, mostrou que, no caso dos papéis termo sensíveis, a contaminação pode ocorrer pelo contato com a pele. Segundo a pesquisa, a contaminação varia de acordo com a quantidade de BPA presente na composição do papel, e é bem menor do que a contaminação pela ingestão, mas ainda sim devemos estar atentos.

Outros materiais já fora testados para fazer papel térmico, mas também utilizaram substâncias cujas consequências para os seres humanos ainda são nebulosas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais