0800 contra irregularidades ambientais

eCycle

Saiba como contribuir com os órgãos de fiscalização ambiental e ajudar o meio ambiente

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) é a agência do governo do Estado de São Paulo responsável pelas fiscalizações ambientais. Ela engloba quase todas as áreas de proteção verde do Estado e foi reformulada em 2009 para agir diretamente com o público e modernizar o antigo modelo de secretarias. O atendimento é gratuito e sua equipe está preparada para atender quase todo o tipo de problema ambiental, desde acidentes na estrada até descarte inadequado de lixo. Por essa razão é importante ter o número 0800-113560 sempre ao alcance e não deixar barato alguns absurdos presenciados, quem não está no Estado de São Paulo pode usar a linha verde do Ibama e fazer sua denúncia. Conheça alguns casos:

Poluição por veículos

Não há quem não tenha visto um ônibus ou caminhão soltando nuvens de fumaça preta por todos os lados. Isso acontece quando os veículos estão desregulados e as empresas, responsáveis pelos veículos, são obrigadas por lei a não permitir esse tipo de poluição. O que muita gente não sabe é que é possível fazer algo sobre isso. A CETESB atende chamadas de denúncia no telefone 0800. Porém, esse serviço só serve para motores a Diesel e a queixa precisa ser formalizada com o número da placa, lugar e empresa do veículo irregular. A agência entra em contato com a empresa e marca uma vistoria na frota de transporte.

Lixo irregular

Os serviços de vigilante não param por aí, estamos cansados de ver placas de aviso "favor não jogar lixo" encobertas de entulho, se existe algum estabelecimento que esteja descartando o lixo em local irregular, a CETESB também pode fiscalizar o lugar. Mas atenção! É importante ter certeza de que aquela denúncia é correta.

Água contaminada

Quando sentimos cheiro na água da torneira, principalmente quando se trata de um leve cheiro de gasolina, pode ser sinal de poluição química. Os postos de gasolina, algumas vezes, são os responsáveis por esse tipo de transtorno. A CETESB e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) são responsáveis por esse serviço e tomam medidas na região. Mesmo fora das cidades, as empresas dão assessoria.

Poluição Industrial

Se você mora perto de uma indústria e sente que há alguma irregularidade, tanto nas chaminés quanto na água, mais uma vez a CETESB pode verificar se existe irregularidade no lugar.

Acidentes com produtos químicos

Na estrada, se caso veja um acidente envolvendo carga química, é muito importante manter distância do lugar e ligar o mais rápido possível para a CETESB e para a Polícia Rodoviária.

Bom, deu para ter uma ideia do quanto podemos fazer com apenas um número- 0800-113560. Guarde na agenda do celular e não deixe de ligar!

Mas atenção: esse número só vale para o Estado de São Paulo. Para outras regiões informe-se com o Ibama. Nossa equipe está aberta para dicas de telefones e instituições fiscalizadoras. Deixe seu comentário e ajude-nos a preservar nosso patrimônio verde.


 

Comentários  

 
+1 #1 2013-11-04 18:57
Eu trabalho na Empresa Complexo Indrustrial Guará SP, CNPJ 33.931.486/0016-17
Aqui temos um grande problema com uma grande quantidade de pó que é gerado através do processo químico, o despoeiramento que foi instalado só fica ligado algumas vezes e mesmo ligado não funciona porque esta entupido, peço a CETESB que de uma olhada dentro da unidade com ela em funcionamento para ver a grande quantidade de pó que ela gera a mesma vai para as áreas em volta causando uma poluição muito grande no ar.. tem também uma grande quantidade de água áçida que escorre para o solo e isso está causando um prejuízo ambiental muito grande. peço a atenção de vocês nessa parte obrigado!!
Citar
 
 
+1 #2 2014-05-20 11:23
A empresa Galth, localizada na Av Guamiranga nº1120 no bairro Ipiranga em São Paulo é uma galvanização que está jogando ácido muriático/clorídrico, sem tratamento direto no bueiro que vai para o rio Tietê. Esta empresa está cometendo crime ambiental jogando também cromo hexavalente no rio. Tem uma grande emissão de fumos metálicos também sendo jogadas no meio ambiente ao lado de um shopping center. Fui visitar essa empresa e fiquei horrorizado.
Citar
 
 
+1 #3 2014-06-14 14:29
Gostaria uma fiscalização em Aguaí, SP pois o rio Itupeva esta pedindo ajuda e a administração não inaugura uma estação de tratamento de esgoto por motivos políticos.

Desde de já agradeço.
Citar
 
 
0 #4 2014-07-08 17:02
Ola venho denunciar os moradores da rua sao Nicasio na altura do número 36 a uma praça verde com muitas árvores pássaros e alguns moradores em frente a essa praça com certeza logo ao lado do prédio que acredito ser número 36 a muitas casas e as mesmas não tem lixeira na porta assim jogando tudo na frete da praça entulho etc o número 49 da são Nicasio principalmente por favor tomar alguma providência estão acabando com a vegetação e além de sujar toda rua
Citar
 
 
+1 #5 2014-07-25 19:01
Venho pedir para que se possivel por favor verifiquem o curtume de Itumbiara, a muito venho tendo problema com os odores emitidos pela empresa, que as vezes é tao forte que da enjoos, e nao nos deixa comer, tenho receio de esse cheiro trazer problemas respiratorios para mim e minha familia, pois realmente o cheiro de podridão é insuportavel. por favor, me deem um retorno se puderem.
Citar
 
 
0 #6 2014-10-07 00:57
Venho denunciar uma empresa visinha a minha residência na Av. Sapopemba 5.100 zona leste, que de madrugada venho tendo problema com os odores emitidos pela empresa, que as vezes é tao forte que não nos deixa dormir, tenho receio de esse cheiro trazer problemas respiratorios para mim e minha familia, pois realmente o cheiro e a fumaça é insuportavel. Alem da sujeira de gesso com tinta na calçada. Por favor, me deem um retorno se puderem
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail