Americanos criam cortador para transformar cartões plásticos em palhetas

eCycle

Até cartões de banco, como os de crédito e débito, podem se tornar ótimas palhetas personalizadas

Uma empresa de Indiana, nos Estados Unidos, trouxe para o mercado um produto ótimo para os músicos que, de vez em quando, perdem suas palhetas e usam moedas, clipes e outros objetos para as substituírem. O ‘Pick Punch’ parece  um grampeador, mas é uma espécie de cortador. Com ele, é possível recortar e transformar em palheta qualquer superfície plástica dura, como cartões de crédito, cartões de identificação e cartões de presente.  Em vez de comprar uma nova palheta, por que não pegar o cartão de identificação antigo da empresa, cortar a área da foto e fazer uma palheta exclusiva?

Trata-se de uma maneira eficiente de reutilizar os materiais produzidos a base de PVC. Esse tipo de plástico corresponde a 0,7% do lixo urbano, tem uma vida útil de até cem anos e, se descartado de maneira incorreta, pode trazer grandes danos ao meio ambiente, além de doenças como câncer, lesões no aparelho reprodutivo, lesões no desenvolvimento infantil e defeitos de nascimento (isso quando o PVC é liberado por meio da degradação por exposição ao meio ambiente em aterros ou devido à combustão).

Tentativa caseira

Como o 'Pick Punch' não está disponível no Brasil, você pode tentar produzir sua palheta com a velha tesoura. No entanto, evite utilizar as parte do chip do cartão de crédito ou débito. Elas podem conter metais que danificam as cordas da sua guitarra ou violão, além de possivelmente conterem elementos metálicos.

Cartão sustentável

E se você fizesse uma palheta com um cartão sustentável? Pois o Bradesco já providencia a troca do material dos cartões de crédito de seus clientes. Em vez de serem produzidos com PVC, o PET reciclado passa a ser a matéria-prima. O cartão pioneiro do projeto foi o Amazônia Sustentável Bradesco MasterCard.  Alguns estudos indicam que é possível retirar da natureza cerca de 900 garrafas PET com a produção de 10 mil cartões.

Saiba mais:
-
Descarte de tubos de PVC
-
Guia de reutilização e descarte de Plásticos


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail