Qual a melhor opção? Desligar ou deixar o notebook hibernando?

eCycle

O eCycle tenta te ajudar a escolher qual é a melhor alternativa

Algumas pessoas já devem ter ouvido sobre qual seria a opção mais econômica e segura para os laptops, desligar por completo ou deixar hibernando após o uso? Para alguns, o ligar e desligar constante poderia causar danos ao disco rígido, resultando em futuros problemas.

A verdade é que mesmo com toda a complexidade que envolve a montagem das peças e o mecanismo de um computador, na realidade a chance de o seu notebook se quebrar de vez é maior caso ele seja derrubado, ainda mais se ele estiver no meio de uma leitura ou gravação de dados. Portanto, na hora que surgir a dúvida do que é melhor fazer não é preciso se preocupar, pois o disco rígido foi feito para ‘aguentar’ quase tudo.

De qualquer forma, deixar o computador hibernando ao invés de desligá-lo tem algumas vantagens. A conveniência é a maior de todas, já que basta tocá-lo e começar a usar, enquanto do outro jeito seria preciso esperar alguns minutos e ainda abrir todos os arquivos e pastas que foram acessadas no uso anterior.

Como ponto negativo existe um único: com o uso constante sem realmente desligar o computador, ele pode acabar ficando meio lento após alguns dias. Já no modo Dormir, ainda se gasta energia para manter a sessão salva na memória. Sabendo da nossa pegada, a eCycle prefere indicar que os computadores e laptops sejam desligados ou hibernados, menos 'postos pra dormir', já que a economia de energia é um fator importante não só para as contas do fim do mês, mas também para a conta que o planeta paga a todo instante. Mesmo que a energia consumida pelo modo dormir seja pequena, não custa nada esperar tão pouco tempo para ligar o aparelho.

Veja também:
-Cedir, da USP, dissemina o descarte correto

Sete tecnologias verdes promissoras

Do mar para o copo: entenda como ocorre o processo de dessalinização da água



 

Comentários  

 
0 #1 2012-10-30 23:20
Gostei. Ótima observação, parecem conscientes do que falam.

Obrigado.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail