Em São Paulo, lei da sacolinha já aumenta índice de coleta seletiva

eCycle

Apesar de acréscimo, ainda falta muito para que centrais mecanizadas operem com volume alto

A Prefeitura de São Paulo registrou aumento de 12% na coleta de lixo reciclável na cidade, um mês depois da lei das sacolinhas entrar em vigor, de acordo com o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.

Ainda assim, as duas centrais mecanizadas de triagem continuam operando com volume bem abaixo da capacidade máxima.

Para Pedro, o aumento está relacionado ao uso da sacola biodegradável, que, segundo ele, facilita a coleta seletiva. "O cidadão está respondendo positivamente", afirmou o secretário, após entrevista à Rádio Estadão.

A lei

"Agora temos de trabalhar para que todos consigam se adequar e a gente tenha a sacolinha como instrumento de educação ambiental, não como vilã", ressaltou Pedro.

Começou a valer no dia 5 de abril a Lei Municipal 15.374/2011, que determina o uso de novas sacolinhas plásticas nos supermercados de São Paulo.

Em vez das sacolinhas de cor branca, derivadas de petróleo e consideradas nocivas ao meio ambiente, os consumidores encontrarão sacolinhas nas cores verde ou cinza, maiores e mais resistentes, e que tenham pelo menos 51% de sua composição derivada de matéria-prima renovável, como cana-de-açúcar.

Depois de ser usada pelo consumidor para carregar as compras, a "sacola verde" deverá ser reutilizada somente para o descarte do lixo reciclável que é recolhido pelo Programa de Coleta Seletiva. São eles: metal, papel, plástico e vidro, que serão encaminhados para centrais mecanizadas de triagem.

Já a "sacola cinza", por sua vez, deverá ser reutilizada pelo cidadão para o descarte do lixo comum, recolhidos pela coleta convencional, como por exemplo, restos de comida, papel sujo, bitucas de cigarro e fraldas.

Fonte: EcoD

Veja também:
-As sacolinhas de supermercado são recicláveis?
-Quais são as alternativas às sacolinhas de supermercado?
-Um oceano de sacolinhas


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail