Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Apesar de acréscimo, ainda falta muito para que centrais mecanizadas operem com volume alto

A Prefeitura de São Paulo registrou aumento de 12% na coleta de lixo reciclável na cidade, um mês depois da lei das sacolinhas entrar em vigor, de acordo com o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.

Ainda assim, as duas centrais mecanizadas de triagem continuam operando com volume bem abaixo da capacidade máxima.

Para Pedro, o aumento está relacionado ao uso da sacola biodegradável, que, segundo ele, facilita a coleta seletiva. “O cidadão está respondendo positivamente”, afirmou o secretário, após entrevista à Rádio Estadão.

A lei

“Agora temos de trabalhar para que todos consigam se adequar e a gente tenha a sacolinha como instrumento de educação ambiental, não como vilã”, ressaltou Pedro.

Começou a valer no dia 5 de abril a Lei Municipal 15.374/2011, que determina o uso de novas sacolinhas plásticas nos supermercados de São Paulo.

Em vez das sacolinhas de cor branca, derivadas de petróleo e consideradas nocivas ao meio ambiente, os consumidores encontrarão sacolinhas nas cores verde ou cinza, maiores e mais resistentes, e que tenham pelo menos 51% de sua composição derivada de matéria-prima renovável, como cana-de-açúcar.

Depois de ser usada pelo consumidor para carregar as compras, a “sacola verde” deverá ser reutilizada somente para o descarte do lixo reciclável que é recolhido pelo Programa de Coleta Seletiva. São eles: metal, papel, plástico e vidro, que serão encaminhados para centrais mecanizadas de triagem.

Já a “sacola cinza”, por sua vez, deverá ser reutilizada pelo cidadão para o descarte do lixo comum, recolhidos pela coleta convencional, como por exemplo, restos de comida, papel sujo, bitucas de cigarro e fraldas.

Fonte: EcoD

Veja também:
As sacolinhas de supermercado são recicláveis?
Quais são as alternativas às sacolinhas de supermercado?
Um oceano de sacolinhas


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais