Conheça o mercado alemão que não utiliza embalagens

eCycle

Dupla alemã cria mercado baseado no conceito de lixo zero

mercado alemão que não utiliza embalagens

Ao entrarmos em um supermercado, somos bombardeados por diversas cores e formas das embalagens dos produtos. Essas embalagens costumam ter poucas funções. Após servirem para o armazenamento do alimento da fábrica até a casa do consumidor, elas acabam indo parar no lixo. Tem jeito de mudar isso?

As campanhas de conscientização existem e estão crescendo, mas Sarah Wolf e Milena Glimbovski pensaram em uma forma mais rápida e prática de evitar desperdício. Trata-se do Original Unverpackt, um mercado diferente baseado no conceito de lixo zero - ou seja, redução, reutilização e reciclagem de materiais são levadas às últimas consequências na loja, financiada de forma coletiva e também com aportes privados.

Localizado em Berlim, na Alemanha, o mercado tem como diferencial o fato de que seus produtos não são vendidos em caixas ou sacos plásticos convencionais. O próprio cliente leva seu recipiente para ser pesado na loja e transportado para casa. Caso o usuário tenha visitado a loja sem premeditar a ação e não esteja com um recipiente em mãos, o mercado fornece potes de vidro ou sacos de papel reciclado.

balança e produtos em mercado alemão que não utiliza embalagens

E não acaba por aí! Para reduzir o custo de energia e transporte, diminuindo emissões de carbono, os produtos vendidos vêm, em sua maioria, de agricultores locais.

Apesar de ser uma ideia não tão nova assim, já que a prática era comum nos antigos armazéns, pode ser que a tendência mais sustentável volte a ganhar força (e sem perder a higiene). Confira um vídeo de como funciona.

Para saber mais acesse o site da Original Unverpackt.


Imagens: Jendrik Schröder e Katharina Massman

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail