Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dupla alemã cria mercado baseado no conceito de lixo zero

Ao entrarmos em um supermercado, somos bombardeados por diversas cores e formas das embalagens dos produtos. Essas embalagens costumam ter poucas funções. Após servirem para o armazenamento do alimento da fábrica até a casa do consumidor, elas acabam indo parar no lixo. Tem jeito de mudar isso?

As campanhas de conscientização existem e estão crescendo, mas Sarah Wolf e Milena Glimbovski pensaram em uma forma mais rápida e prática de evitar desperdício. Trata-se do Original Unverpackt, um mercado diferente baseado no conceito de lixo zero – ou seja, redução, reutilização e reciclagem de materiais são levadas às últimas consequências na loja, financiada de forma coletiva e também com aportes privados.

Localizado em Berlim, na Alemanha, o mercado tem como diferencial o fato de que seus produtos não são vendidos em caixas ou sacos plásticos convencionais. O próprio cliente leva seu recipiente para ser pesado na loja e transportado para casa. Caso o usuário tenha visitado a loja sem premeditar a ação e não esteja com um recipiente em mãos, o mercado fornece potes de vidro ou sacos de papel reciclado.

balança e produtos em mercado alemão que não utiliza embalagens
Imagens: Jendrik Schröder e Katharina Massman
balança e produtos em mercado alemão que não utiliza embalagens
Imagens: Jendrik Schröder e Katharina Massman

E não acaba por aí! Para reduzir o custo de energia e transporte, diminuindo emissões de carbono, os produtos vendidos vêm, em sua maioria, de agricultores locais.

Apesar de ser uma ideia não tão nova assim, já que a prática era comum nos antigos armazéns, pode ser que a tendência mais sustentável volte a ganhar força (e sem perder a higiene). Para saber mais acesse o site da Original Unverpackt.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais