Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Doenças respiratórias e cardíacas são os principais agravantes

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Você já deve ter ouvido falar em aterosclerose. Trata-se de uma inflamação dos vasos sanguíneos que pode causar acidente vascular cerebral (AVC) ou ate mesmo infarto. Ao inalar ar poluído, comum em grandes cidades por conta de emissões de automóveis e da indústria, o risco de desenvolver uma aterosclerose cresce consideravelmente, podendo gerar até uma inflamação geral no organismo.

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) mostrou resultados de uma pesquisa financiada pelo governo paulista cujo foco foi como a exposição à poluição em áreas urbanas durante e depois da gestação pode aumentar o risco da criança desenvolver a aterosclerose, mesmo sem nenhuma pré-disposição.

Utilizando oito grupos de camundongos geneticamente modificados com tendências a doenças cardiovasculares, a pesquisa foi realizada nos jardins da própria FMUSP, localizada em uma movimentada avenida paulistana.

Alguns dos roedores foram expostos ao ar incubado por câmaras, enquanto outro grupo de cobaias respirava o ar ambiente. Esses equipamentos concentram maior número de material particulado dentro das câmaras. Os animais expostos ao ar incubado respiraram, durante cerca de duas horas, a poluição equivalente à de um dia completo na capita paulista.

Após o fim dos testes, os animais passaram por exames de ultrassom que deram detalhes sobre a placa de gordura no interior dos vasos sanguíneos das cobaias. Os resultados foram impressionantes. Enquanto nos camundongos que receberam dieta rica em gordura o efeito da poluição foi menos importante e ofuscado pela alimentação, os animais com dieta balanceada expostos à poluição e em fase de gestação apresentaram placa aterosclerótica três vezes maior que a observada no grupo de controle.

Nos roedores expostos apenas após o nascimento, a placa se mostrou sete vezes maior, e treze vezes maior se somadas a gestação e fase pós-natal. Os resultados da pesquisa mostram como a exposição à poluição pode causar graves problemas respiratórios e cardíacos e foram revelados no 31º Simpósio Anual da Society of Toxicologic Pathology, que foi realizado em junho de 2012, nos Estados Unidos.

Na etapa atual dos estudos, os pesquisadores estão medindo como a quantidade de gordura circulante no sangue dos animais, os marcadores inflamatórios e a expressão dos genes associados à formação da placa aterosclerótica interferem na progressão da doença.O objetivo é saber se existem outros mecanismos envolvidos no desenvolvimento de doenças.

Os resultados das pesquisas podem ser conferidos por meio deste link (em inglês).

Particulados

O material particulado (emissões de veículos movidos a combustível) possui substâncias pesadas, como alumínio, chumbo e enxofre em sua composição. Eles podem causar dois efeitos no organismo humano: ao serem absorvidos pelas células pulmonares, eles provocam inflamações; ao atravessarem a barreira dessas células e entrarem na corrente sanguínea, podem causar inflamação geral e atingir órgãos importantes, como cérebro e coração.

Outros estudos estão sendo realizados para descobrir os impactos da poluição na gestação e no sistema reprodutor, pois já existem indícios que ela pode causar prematuridade e mortalidade neonatal e pós-natal.

Diesel

Motores que funcionam a base de diesel também podem ser muito prejudicais a saúde humana. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que a fumaça emitida por esses motores é tão cancerígena quanto o cigarro. O estudo feito com caminhoneiros, ferroviários e mineiros realizado pela Agencia Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (Iarc) revelou que o material particulado também pode causar tumores na bexiga.

Mesmo com efeitos menos nocivos que a nicotina, as substâncias contidas no diesel, como chumbo e enxofre, podem agravar o desenvolvimento de câncer no pulmão, ainda mais se a pessoa exposta for fumante, de acordo com a pesquisa.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais